Casa da Música homenageia a soprano Laura de Souza com três concertos na Catedral Anglicana

Nos dias 23 (domingo), às 16h e às 18h e 29 (sábado), às 18h, a Casa da Música apresenta “Réquiem para Laura”, que faleceu em 30 de julho do ano passado, aos 64 anos, vítima de câncer. No repertório, o famoso Réquiem em ré menor (K. 626), de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), uma missa fúnebre composta em 1791 e última obra do grande compositor austríaco.

Os concertos, que têm o apoio da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) e da Catedral Anglicana, contarão com o Coral Casa da Música, do pianista Adrian Perazza (piano) e dos solistas Angela Diel (contralto), Raquel Fortes (soprano), Daniel Germano (baixo) e Maicon Cassânego (tenor). A regência é de Lucas Alves.

Uma das fundadoras do CORS e do Ópera Estúdio da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Laura de Souza seguiu em atividade até cerca de duas semanas antes de sua morte.

Formada em piano pelo Instituto de Artes da UFRGS, em 1983 mudou-se para a Europa, onde completou os estudos em cidades como Hamburgo, Paris e Milão. Venceu o primeiro lugar na Biennale di Canto di Cagliari, em 1988, e o Primeiro Grande Prêmio no Concurso Internacional de Canto do Rio de Janeiro, em 1991.

Entre 1991 e 1998, foi membro estável do Staatstheater Kassel e do Deutsches Nationaltheater Weimar, na Alemanha. No Brasil, cantou nos principais teatros e com as principais orquestras um repertório que incluía óperas como Don Giovanni, de Mozart, Tannhäuser, de Wagner, Tosca, na ópera de Puccini, ou Elisabetta, no Don Carlo de Verdi. Em 2005, fez a estreia latino-americana do monodrama Erwartung, de Schoenberg, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Um de seus grandes papéis foi a Sieglinde, de “A Valquíria”, segunda parte da tetralogia “O anel do Nibelungo”, de Richard Wagner. Ela cantou a personagem no Festival Amazonas de Ópera em 2002 – e, ao lado do tenor Eduardo Álvares como Siegmund, sua interpretação foi um dos pontos altos de todo o projeto realizado em Manaus.

Nos últimos anos, ela vinha se dedicando especialmente ao repertório camerístico, ao lado de parceiros como o pianista Antônio Vaz Lemes. E desenvolvia fundamental trabalho pedagógico em instituições como a Escola Municipal de Música de São Paulo.

Laura de Souza – Crédito: Adriana Marchiori

SERVIÇO
Casa da Música apresenta “Réquiem para Laura”
Quando:
 23 de julho (domingo), duas sessões às 16h e 18h; e 29 de julho (sábado), às 18h
Onde: Catedral Anglicana (Rua dos Andradas, 880 – Centro Histórico de Porto Alegre
Ingressos: R$50 (inteira) e R$25 (meia entrada)
Ingressos antecipados
23 de julho, 16h:
 https://www.sympla.com.br/evento/requiem-para-laura-dia-23-07-as-16h/2043213
23 de julho, 18h: https://www.sympla.com.br/evento/requiem-para-laura-dia-23-07-as-18h/204321729 de julho, 18h:https://www.sympla.com.br/evento/requiem-para-laura-dia-29-07-as-18h/2043218

Fonte: Projeção Cultural

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.