CASA DA MÚSICA NA SUA CASA apresenta Mariaclara Welker, jovem destaque do piano gaúcho
A Casa da Música Poa, espaço cultural consagrado há 11 anos em Porto Alegre, é reconhecida por promover em quase todos os finais de semana do ano recitais de música clássica. A fim de mostrar que, tomando todos os cuidados, a cultura e a arte não param mesmo em meio à pandemia, a Casa lançou uma série de recitais virtuais com diversos músicos e musicistas nacionais e da América Latina.
Para manter aquecido o mês de julho com novidades artísticas, o novo projeto de recitais virtuais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA vem levando através das redes sociais apresentações musicais para a casa de cada espectador. São interpretações no formato de solos e duos, com cantores e instrumentistas residentes em Porto Alegre, mas de origens de diversos estados do Brasil e países vizinhos. Nesse mês de julho, a maioria dos vídeos estão sendo gravados nas casas dos próprios artistas.
Na sexta-feira, 10 de julho, e no domingo, 12 de julho, às 19h, a pianista Mariaclara Welker, jovem destaque do piano gaúcho, interpreta Casamento em Troldhaugen, de Edvard Grieg (1843-1907), Valsa de Esquina nº 8, de Francisco Mignone (1897-1986), e Dança de Negros, de Fructuoso Vianna (1896-1976).
As apresentações dos recitais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA seguem tendo novas estreias regularmente, nas sextas-feiras e domingos, às 19h, nas redes sociais do espaço cultural.
Sobre Mariaclara Welker
Mariaclara Welker tem 16 anos, e no dia 30 de junho de 2020 recebeu o prêmio “Revelação” no Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, concorrendo com 122 candidatos de todo o país.
Mariaclara apresentou seu primeiro recital público com apenas oito anos de idade, na Casa da Música. Sob a orientação da pianista Olinda Allessandrini, tem sido convidada como recitalista, e já atuou várias vezes na Casa da Música, na Estação Musical, no Salão Mourisco, no Multipalco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e também apresentou recitais em Pelotas, Erechim e Montenegro.
Foi a mais jovem musicista aprovada no Concurso “Jovens Solistas” da Orquestra de Câmara da Fundarte, e por várias ocasiões foi solista com esta mesma orquestra. Este concurso abriu convites para outras orquestras, como a Orquestra Filarmônica da PUCRS, a Orquestra Villa-Lobos, e a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. Atuou com os regentes Antonio Carlos Borges Cunha, Manfredo Schmiedt, Márcio Busato, Fernando Cordella, Cecília Silveira e Matheus Kleber.
Foi selecionada para as audições de alunos do Festival de Piano de Ivoti, no V e VI Gramado in Concert, em Gramado. Participou como executante em masterclasses de Alexandre Dossin, Ney Fialkow, Guigla Katsarava, Melanie Chen e Raphael Lustchevski. Sua formação pianística contou com as professoras Fernanda Anders, Viviane Matschulat, Catarina Domenici e Olinda Allessandrini.