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A Casa de Criação, de Porto Alegre, assina o conceito da nova campanha do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul (SIVERGS). “A moda que você usa faz o futuro que você quer”, que tem por objetivo estimular o consumo, inclusive o online, de marcas locais, foi inspirada na moda e no consumo sustentável.  Além de peças publicitárias, foram produzidos um vídeo e uma TAG para ser anexada em roupas.

De acordo com Celina Carvalho, diretora da Casa de Criação, uma ampla pesquisa de mercado, junto com os empresários gaúchos, foi feita até o resultado final. “Não é uma simples campanha e, sim, um manifesto, de cunho político, cultural e social com intuito de sensibilizar e convencer o consumidor da importância de se comprar o que é feito aqui no Sul”, diz Celina.

Uma ação importante para o atual momento. O vestuário foi um dos setores da economia mais atingidos em 2020 por causa da pandemia. De acordo com o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul (SIVERGS), estima-se que a retração do número de empresas do segmento no Estado foi de aproximadamente 22%. “É uma forma de fazer a roda da economia do nosso Estado voltar a girar com força. Ganha a indústria, que faz crescer o seu faturamento, podendo aumentar a produção e empregar mais; Ganha o Estado, que arrecada mais impostos, podendo aplicar mais recursos em saúde, educação, segurança e infraestrutura.” afirma Silvio Colombo, presidente do SIVERGS.  No ano passado a arrecadação do setor em ICMS, segundo a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, foi de R$ 85,1 milhões, representando 0,4% do total arrecadado pela indústria gaúcha, que faturou R$ 21,7 bilhões. Comparado com 2019, uma queda de 17,5% de recolhimento de impostos, que naquele ano, arrecadou R$ 103,1 milhões. Sobre uma projeção para 2021, o SIVERGS vem fazendo pesquisas regulares junto às empresas para poder analisar o grau de confiança dos empreendedores da área.

Atualmente, as 15 mil empresas da cadeia têxtil no Rio Grande do Sul são responsáveis por 23 mil empregos diretos e 38 mil indiretos.   Destas, apenas 2.535 possuem mais de 10 colaboradores.  “Quando se trata de empregabilidade a cadeia têxtil é a primeira da economia, pois englobamos diversos setores com fiação, tecelagem, confecção e criação”, diz Rogério Bértoli, vice-presidente do SIVERGS.  A campanha “A moda que você usa faz o futuro que você quer”, é um estímulo para ampliarmos os números de empregos, pelo menos, recuperar os que foram perdidos no ano passado, acredita Silvio.

Vídeo da Campanha “A moda que você usa faz o futuro que você quer, produzido pela Casa de Criação, de Porto Alegre.

TAG – Outro fator importante por trás do manifesto é a valorização do produto. “Queremos, também, destacar a qualidade e a criatividade da nossa produção. É hora de mostrarmos que somos um polo moderno de confecção. De mostrar quem somos”, enfatiza Katiane da Cunha Martins, diretora do SIVERGS.  Para identificar a origem das roupas feitas aqui, a entidade criou uma TAG, etiquetas que serão anexadas, inicialmente, nas peças feitas pelas empresas associadas à entidade. “Em um segundo momento, abriremos para empresas não filiadas, por um custo acessível, e ainda, disponibilizar para os demais sindicatos do setor a distribuição para suas empresas filiadas no Estado”, conclui Silvio.

Expectativa da Indústria Vestuário Inverno 2021
Em pesquisa realizada no período de cinco a 20 de abril 2021 apontou as expectativas dos empreendedores da Indústria do Vestuário do Estado para a estação Inverno/2021.

Manterem-se abertos e estáveis é o objetivo de 53,7% dos entrevistados. Já 24,4% pretendem reposicionar a marca para crescer em negócios futuros. Também chama a atenção o crescimento da Moda Conmfy e Serviços às Indústrias, o que demostra uma adequação das empresas ao novo momento.

 

 

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