Home Jornal da Capital Cultura CEIA Talks aborda a revolução no mercado artístico pela cripto moeda

CEIA Talks aborda a revolução no mercado artístico pela cripto moeda

492
0

No próximo dia 15 de junho, às 19h30, o Átrio do Farol Santander Porto Alegre recebe a terceira edição do CEIA Talks. Organizado pelo hub criativo CEIA (Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Arte), o bate-papo terá como tema “Cripto Arte: Uma Revolução na Arte Digital”. A transmissão, ao vivo e gratuita, será através do canal oficial do CEIA no YouTube. Para conduzir o debate, a jornalista especializada em tecnologia Patrícia Knebel, que contará com a companhia da dupla à frente do UseCripto, projeto de educação financeira em criptomoedas, Kaká Furlan e Caroline Souza, da pesquisadora e arte-educadora Kailã Isaias e do artista visual e ilustrador Daniel Griza.

O encontro traz um tema que ganhou destaque a partir do segundo semestre de 2020: Cripto Arte. Apesar de parecer novo no mercado, o negócio está cada vez mais popular, caindo no gosto do público. “O universo das criptomoedas e NFT’s (token não-fungível) teve seu boom, atraiu tanto o mercado quanto artistas para esse novo modelo de venda de arte pela internet. Aliás, há grande expectativa de que o formato ganhe força e seja a principal janela de negociação de arte digital muito em breve”, destaca Albert Fagundes, Content creator do CEIA.

Para se ter ideia da relevância e a necessidade de jogar luz sobre o assunto, a peça Everydays – The First 5000 Days, do artista Mike Winkelmann, foi leiloada US$ 69,3 milhões. Além disso, o volume de obras no mercado de cripto arte ultrapassou 80 milhões de unidades em fevereiro deste ano, segundo o CryptoArt.io. Ou seja, mostrando como o campo é uma janela importante para artistas, mercado e o público.

Levando em conta a força econômica, o impacto cultural e social do movimento, o talk traz personagens ligados a pesquisas em Arte Contemporânea, artistas visuais imersos no universo digital e educadores financeiros especializados em criptomoedas e bitcoins. A união de diferentes áreas visa propor uma rica troca com as visões e experiências de Daniel Griza, Kailã Isaias e Caroline Souza e Káka Furlan. A dupla da UseCripto, inclusive, é referência nacional no assunto, participando de entrevista em rede nacional, como no programa Conversa com Bial, da Rede Globo.

Na edição, o CEIA Talks abordará a valorização da arte criptográfica, mas também quer se debruçar sobre o conceito de cripto arte, o funcionamento da autenticidade de cada obra, o que é e como funciona o blockchain (acervo digital que pode ser acessado a qualquer momento. Uma base de dados distribuída que guarda um registro de transações permanente e à prova de violação), entre outros pontos.

É importante destacar que a edição do CEIA Talks não terá público no local seguindo os protocolos de saúde estabelecidos pelo governo estadual e municipal, e será transmitido gratuitamente pelo canal oficial do CEIA no YouTube: https://bit.ly/36S3Zax

CONVIDADOS
Kailã Isaias: É arte-educadora na Fundação Iberê e produtora cultural. Participante do Grupo de Pesquisa Territorialidades na Arte Contemporânea: Experiências Artísticas na internet no Brasil, vem estudando as conexões do Sistema da Arte com a internet e, mais recentemente, voltado os estudos às NFT, disponibilizando textos de apresentação e análise sobre o tema no site Conectart BR.
Caroline Souza: Aos 17 anos queria ser baterista rock star, mas acabou se formando em odontologia pela UFRGS porque era mais “garantido”. Depois de ter largado o curso, hoje é baterista na banda de som instrumental “As Aventuras”, formada por 5 mulheres, e educadora financeira de criptomoedas na UseCripto.

Kaká Furlan: Formada em publicidade e propaganda pela PUCRS, com passagens em agências de publicidade em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, é empreendedora, entusiasta de criptomoedas, blockchain, apaixonada por tecnologia e fundadora da UseCripto.
Daniel Griza: Ilustrador, artista visual e tatuador das estrelas. Trabalha atualmente com temáticas como scifi, futurista e uma contemporaneidade distópica… e muitos gatos.

MEDIAÇÃO
Patrícia Knebel: Content creator, estrategista de conteúdo e fundadora do Estúdio Editorial – innovation content lab. Autora de diversos livros, entre eles “Dos grãos aos chips: a história da tecnologia e da inovação no Rio Grande do Sul” e “Mundo Conectado: como a Internet das Coisas está revolucionando os negócios, as cidades e a vida das pessoas”. Formada em Jornalismo pela PUCRS, possui MBA em Marketing e Negócios pela UFRGS. Cursou produção de conteúdo digital pelo Norman Nielsen Group, em Nova York (EUA). Foi correspondente internacional do website Infosur-Hoy-GDIT, baseado em Washington.  Curadora da série Protagonismo Feminino, do projeto Dito Efeito, uma iniciativa da uMov.me e do Pacto Alegre.

SERVIÇO
“CEIA Talks – Cripto Arte: Uma Revolução na Arte Digital”
Dia 15 de junho – 19h30
YouTube: https://bit.ly/36S3Zax

Site CEIA: www.ceia.co
Site ARTE.LAB: www.arte-lab.co

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here