Centro Cultural da UFRGS e Pinacoteca Barão de Santo Ângelo inauguram nova exposição em parceria

O Centro Cultural da UFRGS inaugurou, no dia 31 de outubro, a exposição Transparência e opacidade II: fotografia na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo“. Com curadoria dos professores Alexandre Santos e Camila Schenkel, ela dá continuidade a projeto que reflete sobre a presença da fotografia nas produções de arte contemporânea do acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes (PBSA/IA), avaliada como a coleção pública de arte mais antiga do estado. 

A mostra contempla obras de 20 artistas de diferentes gerações, entre professores e egressos do IA, que têm na imagem fotográfica tanto a linguagem principal de seus trabalhos quanto uma forma de pensamento que acompanha seus processos criativos. Conforme explicam os curadores, “como contrapartida à crença no viés especular e transparente da fotografia, os usos experimentais deste meio pelos artistas contemporâneos evidenciam um caminho mais afeito às reticências, às incertezas e às ambiguidades”. 

Também integram a mostra artistas que se dedicam majoritariamente a outras linguagens, como a gravura e a pintura, mas que exploram o imaginário e a visualidade fotográfica em seus trabalhos. Alguns dos trabalhos expostos são doações recentes ao acervo da PBSA, feitas no escopo do projeto.

A exposição permanece em cartaz na Sala Nogueira do Centro Cultural da UFRGS até o dia 19 de fevereiro de 2026, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. A entrada é franca e aberta à comunidade em geral. 

Turmas escolares podem agendar mediação com o Núcleo Educativo por email (educativoccufrgs@ufrgs.br) ou telefone (51 3308-1982).

Sobre o acervo artístico da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo
Equipamento cultural do Instituto de Artes dedicado à preservação, ampliação e divulgação do patrimônio artístico e documental do Instituto, bem como ao intercâmbio com a produção artística contemporânea. Começou a ser formado em 1910, dois anos após a fundação do Instituto Livre de Belas Artes (atual Instituto de Artes), com o objetivo de constituir uma coleção que pudesse contribuir com os processos de aprendizagem de seus estudantes. O acervo cresceu ao longo dos anos por meio da aquisição de obras premiadas nos salões promovidos pela instituição e por compras ou doações de professores, alunos, egressos e demais membros da comunidade artística do estado. Atualmente, abrigando cerca de 2.500 itens em diversas técnicas, é coordenado pelas professoras Paula Ramos e Gabriela Motta e está localizado no prédio da Reitoria da UFRGS. 

Artistas participantes da exposição
Amélia Brandelli
André Venzon
Anico Herskovits
Antonia Cafati
Daniela Cidade
Dione Veiga Vieira
Frantz
Jailton Moreira
Joaquim Paiva
Letícia Lampert
Luiz Carlos Felizardo
Macarena Fernández
Marília Bianchini
Marilice Corona
Mário Fontanive
Maristela Salvatori
Nelton Pellenz
Richard John
Rochele Zandavalli
Rommulo Conceição

SERVIÇO
Exposição “Transparência e opacidade II: fotografia na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo”
Curadoria de Alexandre Santos e Camila Schenkel 
Abertura dia 31 de outubro, sexta-feira, às 18h
Visitação até 19 de fevereiro de 2026, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Centro Cultural da UFRGS – Sala Nogueira
Rua Eng. Luiz Englert, 333, Porto Alegre
Entrada franca

Fonte: Departamento de Difusão Cultural – PROREXT/UFRGS

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.