Chisme Festival volta ao Jockey Club em novembro reunindo shows, roda de milonga, gastronomia e festas
A segunda edição do Chisme Festival em Porto Alegre já tem data e atrações confirmadas. O evento volta ao Jockey Club do Rio Grande do Sul no dia 15 de novembro para promover um sábado inteiro dedicado a celebrar a diversidade artística da América Latina, reunindo shows nacionais e internacionais, roda de milonga, gastronomia e festas que resgatam a conexão do público com o pampa e a cultura fronteiriça.
Realizado pelo estúdio de design experiencial e escritório de produção Gana&Voga, o festival contará com mais de dez atrações musicais se revezando em um palco montado em meio ao hipódromo, além de uma pista de dança e outras experiências instaladas nas costas do edifício tombado como patrimônio histórico do Estado. O line-up conta com artistas do Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia e mescla ritmos que atravessam fronteiras, indo de símbolos do regionalismo, como a milonga, passando pela cumbia, o candombe, o reggaeton e a música eletrônica até chegar aos ritmos caribenhos.
“O Chisme nasceu de um questionamento a respeito de como é a cultura contemporânea do Sul da América e de qual o papel do Rio Grande do Sul na amplificação da música latina e brasileira. Na essência, o evento é a união de culturas e ritmos, gerações e experiências”, explica João Castiel, coidealizador do festival e diretor de negócios e inteligência da Gana&Voga. “O festival é um chamado para o desconhecido, um convite para atravessar fronteiras e se conectar de novo com a nossa cultura“, completa Giovani Bonin-Barbieri, coidealizador do Chisme e diretor de experiência Gana&Voga.
Durante o evento, o público poderá ver de perto a união de candombe, funk e soul do duo Julieta Rada y Ruben Rada, em que pai e filha mesclam a tradição e a inovação da música uruguaia; conhecer as composições versáteis e cheias de poesia da banda argentina Perotá Chingó, que transita por tango, cumbia, hip hop e pop; e ainda cantar sucessos de Nei Lisboa que ultrapassam gerações. Na pista de dança, será possível aproveitar o som de Clementaum, artista paranaense que vem conquistando seu espaço no mundo, além de dançar ao som eletrônico do argentino Chancha Via Circuito e sentir a mistura inovadora feita pela paraense Miss Tacacá, também conhecida como a Rainha do Tecnomelody, que une calypso, merengue e salsa com outros estilos como guitarrada e tecnobrega.
O encontro musical também terá o som festivo e dançante do grupo colombiano Frente Cumbiero, o show intimista e delicado da gaúcha Nina Nicolaiewsky e a Sucinta Orquestra, a chula de Emily Borghetti, além de uma Roda de Milonga com diversas atrações convidadas. Para completar, duas baladas do circuito alternativo de Porto Alegre terão edições especiais dentro do festival – a Festa Coice, com destaque para o house percussivo, e a Festa Problemón, de música latina. E o evento ainda trará para a capital outras atrações, que serão anunciadas em breve.
“É uma programação pensada para trazer novidades, unindo nomes já conhecidos com outros que vão ser uma completa surpresa para o público, e que envolve a cena local, criando pontes com artistas daqui e de fora do país. A ideia é resgatar a essência de como os festivais eram feitos antigamente, em que as pessoas iam por causa de um artista específico e acabavam conhecendo diversos outros, ou às vezes apostando somente na experiência mesmo e no encontro com diferentes pessoas em um lugar legal“, conta Bruno Melo, diretor de produção da Gana&Voga.
O título do festival, Chisme, é uma expressão muito comum nas confluências fronteiriças meridionais. Significa burburinho, novidade, algo que se espalha rápido. E a proposta do evento é mostrar que há uma vasta manifestação artística no Rio Grande do Sul, vinda de uma mistura de diferentes povos e fronteiras que fazem parte das nossas raízes, mas que muitas vezes são esquecidos.
O Chime Festival 2025 é viabilizado pelo Pró-Cultura, incentivado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e tem patrocínio de Heineken, Fruki / Elev e Banrisul.
SERVIÇO
Chisme Festival 2025
Dia 15 de novembro, sábado
Jockey Club do Rio Grande do Sul (Avenida Diário de Notícias, 750 – Cristal, Porto Alegre/RS)
Acompanhe as novidades nas redes sociais pelo @chismefestival
Atrações confirmadas
Julieta Rada y Ruben Rada (UY)
Perotá Chingó (ARG)
Nei Lisboa
Clementaum
Chancha Via Circuito (ARG)
Frente Cumbiero (COL)
Nina Nicolaiewsky & Sucinta Orquestra
Emily Borghetti
Roda de Milonga (com diversas atrações)
Festa Coice
Festa Problemón
Ingressos
À venda pelo site www.chismefestival.com.br
R$ 90,00 (inteiro)
R$ 45,00 (meia-entrada)
Fonte: Jéssica Barcellos Comunicação
Crédito da foto: Lau Baldo
