Ciclo CineCiess exibe “Ponto Zero” na Sala Redenção

Ao longo deste ano, o Ciclo CineCiess 2023 leva à Sala Redenção oito sessões comentadas, dedicadas a abordar o cinema gaúcho sob a perspectiva dos direitos humanos. No dia 18 de outubro, quarta-feira, às 16h, a programação tem continuidade com a exibição de “Ponto Zero” (2015), seguida por um bate-papo com o diretor José Pedro Goulart.

“Ponto Zero” (2015) conta a história de Ênio, um adolescente tímido e solitário, que se sente sufocado pelas constantes brigas entre seus pais. Buscando uma saída para sua angústia, o jovem foge em uma noite para se aventurar nas ruas de Porto Alegre. A partir de uma experiência sensorial e emocional, o longa retrata o amadurecimento e as descobertas da juventude. 

O Ciclo CineCiess 2023 é uma realização da Sala Redenção, em parceria com a Escola do CIESS. A programação segue até dezembro, com sessões mensais, realizadas sempre em uma quarta-feira, às 16h, no cinema da UFRGS – localizado no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333. Todas as exibições têm entrada franca e aberta à comunidade em geral. 

Ponto Zero/divulgação

Programação das próximas sessões do CineCiess 2023

SERVIÇO
Exibição comentada do filme “Ponto Zero” (2015), com a participação do diretor José Pedro Goulart
Dia 18 de outubro, quarta-feira, às 16h
Entrada franca
Sala Redenção – Cinema Universitário 
Rua Eng. Luiz Englert, 333 – campus central da UFRGS
Sessão integra a programação do Ciclo CineCiess 2023, realizado em parceria com a Escola do CIESS

CONVIDADO
José Pedro Goulart é cineasta e publicitário gaúcho, co-fundador da Casa de Cinema de Porto Alegre, da Zeppelin Filmes e da empresa Mínima. Atuou como produtor e co-diretor de diversos curtas premiados. “Ponto Zero” é o seu primeiro longa-metragem.

PROGRAMAÇÃO CINECIESS 2023
18 de outubro
PONTO ZERO
(Brasil, 2015, 1h34min. Direção: José Pedro Goulart. Realização: Mínima. Coprodução: Okna Produções, Teleimagem, CiaRio.)
Temas: Adolescência, bullying, relacionamento familiar.
Sinopse: O adolescente Ênio vive em meio a uma “claustrofobia familiar”, sentindo a necessidade de escapar, o que ele faz em uma noite tempestuosa que o levará a um choque brutal com o destino.
Debatedor: José Pedro Goulart

08 de novembro
A NUVEM ROSA
(Brasil, 2021, 1h45min. Direção: Iuli Gerbase. Produção executiva: Patricia Barbieri. Produção: Prana Filmes.)
Temas: Pandemia. Virtualidade. Saúde mental.
Sinopse: Uma nuvem rosa tóxica surge em diversos países, forçando todos a ficarem confinados. Giovana está presa em um apartamento com Yago, um cara que havia recém conhecido em uma festa. Enquanto esperam a nuvem passar, eles precisam viver como um casal. Ao longo dos anos, Yago vive sua própria utopia, enquanto Giovana sente-se cada vez mais aprisionada.
Debatedores: Iuli Gerbase (Online) e Vicente Moreno

13 de dezembro
BANCA FORTE
(Brasil, 2014, 56min. Direção: Giovani Borba. Produção: Associação Livre.)
Temas: Juventude. Cultura Hip Hop. Pobreza e Violência Social.
Sinopse: No bairro Rubem Berta, alguns dias antes de um festival de Rap, um grupo de jovens tentam superar os desafios impostos pelo dia a dia na vida de uma vizinhança pobre. A intenção é garantir um dia de paz em um lugar onde a violência é o caminho mais curto.
Debatedores: Giovani Borba e Bruno Carboni

Fonte: Difusão Cultural UFRGS

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.