Cine Farol Santander abre temporada de videoarte
O Cine Farol Santander Porto Alegre recebe, de outubro a novembro, o Projeto Extensões, uma programação aberta ao público com mostras de videoarte, documentário sobre artistas visuais e palestras sobre o vídeo e suas relações com a arte. O projeto tem repertório vasto e plural sobre arte brasileira, com o objetivo de difundir o conhecimento sobre artistas e suas produções.
A iniciativa é dos produtores Viviane Possa, a frente da agência de arte Genuinaobra, e Nelson Azevedo, que também assina o roteiro e direção do documentário – em fase de gravações – e uma das mostras com o artista multimídia e curador independente, Muriel Paraboni.
As mostras de videoarte dão início a programação que ocorre de terça a domingo, entre 9h30 e 14h, na Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico. O documentário, que tem como viés principal o processo de fazer artes visuais e a reflexão de artistas sobre suas obras, tem previsão de lançamento para final de novembro.
A primeira mostra de videoarte tem como tema central “Cidades: Ecos e Perplexidades” e acontece de 11 a 30 de outubro, a segunda trata de “Paisagens: Ritos e Desterros”, e acontece de 1° a 20 de novembro, ambas reunindo artistas do circuito nacional com obras dessa década. Uma terceira seleção de vídeos intitulada “Tecnologias do Sensível” entrará na programação de cada mostra. Será um dia de exibição de trabalhos de artistas que abordam diretamente o suporte eletrônico e seus gadgets tecnológicos, câmeras digitais, computadores, algoritmos de IA, escaneamento e modelagem 3D como produtores de formas, linguagens e realidades ainda por serem compreendidas.
De acordo com os produtores, a ideia é criar um elo entre espectador e artista, da forma mais natural e autêntica possível. “A proposta é mostrar ao espectador o que ele não vê da obra de arte. Fazê-lo entender que ela não é um acontecimento pontual, que tem um percurso entre conceber e realizar”, explica Viviane. A dupla acredita que o doc será como uma visita despretensiosa a um atelier ou a uma exposição de arte, mas com o comprometimento de materializar estes espaços. “Os laços de conhecimento possíveis entre espectador e artista vão criar esse novo lugar para reflexão a respeito da Arte”, pontua o diretor Nelson, que complementa: “Queremos que o espaço do cinema seja uma extensão do espaço expositivo, que seja mais uma opção de apreciação das artes visuais no centro cultural”. Os artistas convidados até o momento são: André Severo, Carla Borba, Daniel Escobar, Élida Tessler, Lucas Dupin, Rommulo Vieira Conceição e Walmor Correa. Extensões é uma realização da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e tem patrocínio do Santander e Zurich.
Como contrapartida social, haverá palestras de artistas e pesquisadores sobre trabalhos que pensam a videoarte a partir de formatos e estratégias distintas, a fim de proporcionar uma base histórica e contemporânea a estudantes e professores da rede de ensino gaúcho. Serão apresentados e discutidos temas como: edição, vídeo ou cinema, vídeo e corpo, documentação de performance, estruturas narrativas, apropriação de imagens e panorama sobre a arte em vídeo.
SERVIÇO
O QUE: Projeto Extensões
QUANDO: de outubro a novembro de 2022, das 9h30 às 14h, de terça a domingo
ONDE: Cine Farol Santander, na Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico, Porto Alegre (RS)
ABERTO AO PÚBLICO
REALIZAÇÃO: Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo
PATROCÍNIO: Santander, Zurich
PRODUÇÃO: Genuinaobra
INSTAGRAM: @extensoes.doc