No próximo domingo (1º), o Cine Iberê realiza sessão comentada de Anahy de las Misiones, com a atriz Araci Esteves, a jornalista Miriam Rossini e o diretor e roteirista Gustavo Fernández. No filme, Araci (Anahy) contracena com Dira Paez (Luna), personagens fortes que enfrentam conflitos. Uma das lendas que sobrevivem nos países da Bacia da Prata narra a história de uma mulher que, durante a Guerra da Cisplatina (1825/1828), vagou pela região, sobrevivendo dos entulhos que sobravam dos combates. A história inspirou os roteiristas Sérgio Silva e Gustavo Fernández, que situaram o vagar de Anahy pelo Rio Grande do Sul durante a Revolução Farroupilha.

A personagem é a mãe coragem inspirada em Brecht, que, com seus filhos, atravessa os Pampas até os cânions da Serra Gaúcha, coletando os pertences dos combatentes mortos para sobrevivência de sua família. Empurram uma velha carroça e enfrentam a guerra, a morte e o medo.

O objetivo de Anahy é manter sua família unida a qualquer preço, mesmo que, para isso tenha, que negociar com soldados de ambos os lados do combate. Não toma partido para não envolver-se na tragédia desta guerra. Entretanto, eles sofrerão o conflito e terão de enfrentar um grande obstáculo, intransponível, muito além de sua obstinação.

O elenco conta ainda com Marcos Palmeira, Fernando Alves Pinto, Giovana Gold, Paulo José, Matheus Nachtergale, Roberto Birindelli, Leverdógil de Freitas, Marcos Barreto e Nelson Diniz. O filme integra o programa de cinema em diálogo com a exposição Grupo de Bagé – Os Quatro, e tem a curadoria de Marta Biavaschi.

Serviço:
Cine Iberê – Anahy de las Missiones

Sérgio Silva, 110min, 1997, Brasil/Argentina
Sessão comentada com Araci Esteves, Miriam Rossini e Gustavo Fernández
Quando: 1º de dezembro| Domingo | 16h
Local: Auditório da Fundação Iberê
Entrada franca

Exposições em cartaz

Território Oscilante
Artista: José
Bechara
Local: Átrio e 2º andar
Visitação: 12 de outubro a 15 de dezembro
Classificação indicativa: Livre
ENTRADA FRANCA

Grupo de Bagé – Os Quatro
Artistas:
Carlos Scliar, Danúbio Gonçalves, Glauco Rodrigues, Glênio Bianchetti
Local: 3º e 4º andares
Visitação: Até 15 de março
Classificação indicativa: Livre
ENTRADA FRANCA

Território Oscilante
Artista: José
Bechara
Local: Átrio e 2º andar
Visitação: 12 de outubro a 15 de dezembro
Classificação indicativa: Livre
ENTRADA FRANCA

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.