Cinema Mudo com Música ao Vivo em diálogo com a exposição de Wesley Duke Lee
No próximo domingo (6), às 16h, a Fundação Iberê apresenta o filme mudo Entr’acte, de René Clair (20 min, 1924, França), com música ao vivo composta e executada pelo multi-instrumentista Vagner Cunha, dentro do programa Cine Iberê. Obra-prima cinemática da vanguarda dos anos 20, Entr’acte foi realizado para ser exibido no intervalo de Relânche, do Ballet Suédois, em Paris, com cenários do pintor dadaísta Francis Picabia, e música de Erik Satie, executada ao vivo.
Um filme dadaísta – movimento que negava a razão por meio de expressão do absurdo – com sobreposições de imagens, articulações de montagem como uma colagem, uma fotomontagem e alterações de velocidade ralentando ou acelerando os movimentos das personagens, deslocando-os do sentido real da imagem. No elenco, protagonistas da efervescente cena artística de Paris daquela época: Francis Picabia, Marcel Duchamp, Man Ray Jean Börlin, Inge Frïss, Darius Milhaud e Erik Satie.
Com curadoria de Marta Biavaschi, Entr’acte com música ao vivo, integra o programa de cinema em diálogo com a exposição A Zona: a vida e a morte, de Wesley Duke Lee.
PROGRAMAÇÃO
6 de outubro | 16h | Auditório
Cinema Mudo com Música ao Vivo
Entr’acte
De René Clair | 20 min, 1924, França
Músico: Vagner Cunha
Endereço: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000
Visitação: De quarta a domingo, das 14h às 19h (último acesso às 18h30min)
A Fundação Iberê Camargo também atende a grupos agendados. Para fazer um agendamento, basta ligar para o Programa Educativo – 51 3247 8000