Com tecnologia que democratiza o acesso à Justiça, startup é selecionada para o Web Summit Lisboa 2025

A Consultar Processos, startup nascida em Birigui, no interior paulista, está entre as 340 empresas selecionadas pela ApexBrasil, com apoio do Sebrae, para representar o Brasil no Web Summit Lisboa 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, que acontece na capital portuguesa entre 10 e 13 de novembro.

Fundada a partir de uma dor pessoal do COO Leonardo Monteiro, a Consultar Processos surgiu da dificuldade de compreender processos na Justiça e acompanhar prazos — problemas enfrentados por milhões de brasileiros. A solução encontrada por Monteiro foi criar um aplicativo que permite consultar e monitorar processos judiciais em linguagem simples, com acesso fácil e rápido por CPF ou CNPJ.

Hoje, o aplicativo soma mais de 850 mil downloads, 150 mil cadastros e 2 milhões de atendimentos via Inteligência Artificial. A ferramenta cobre diversos tribunais em todo o país, automatizando a busca por informações e traduzindo o “juridiquês” em explicações claras para qualquer cidadão.

Ter um processo, hoje, é sinônimo de incerteza e confusão. Monitoramos processos em todo o Brasil, o que permite que nossos usuários acompanhem de perto e evitem a perda de prazos cruciais que podem gerar problemas ainda maiores, inclusive financeiros. Explicamos cada movimentação em linguagem simples. É um passo importante para democratizar o acesso à Justiça“, afirma Leonardo Monteiro.

Além de facilitar o acompanhamento processual, a Consultar Processos envia alertas pelo aplicativo,  e-mail e WhatsApp sobre novas movimentações, prazos e atualizações — um recurso que ajuda a evitar perdas de direitos e melhora a transparência no sistema jurídico.

A missão da empresa vai além da tecnologia. Segundo Monteiro, a startup está alinhada à Agenda 2030 da ONU, sendo escolhida como Startup de Impacto pelo próprio Web Summit, contribuindo para a redução das desigualdades de informação e a democratização do acesso à Justiça.

Com investimento da AMF Venture Builder, a Consultar Processos chega ao Web Summit Lisboa com a meta de internacionalizar a sua tecnologia e atrair parceiros estratégicos. 

Nosso modelo é escalável, com acesso gratuito, e tem estrutura ideal para expansão.. Estamos construindo o futuro da simplificação jurídica“, completa Leonardo Martins Monteiro.

Para Waldir Terence, CMO da startup, o momento marca um divisor de águas. “Este passo é muito importante porque nos credencia para uma vitrine global de tecnologia. Nos posiciona como uma ferramenta de clareza e entendimento jurídico com linguagem simples e descomplicada, trazendo inclusão e acesso real à informação para quem procura entender como está a situação do seu CPF ou CNPJ com relação a processo”, destaca.

O plano da empresa é seguir em duas frentes: A curto prazo, continuar a ampliar a cobertura para novos tribunais e a desenvolver funcionalidades para o produto principal. Paralelamente, intensificar o foco em oferecer soluções para o mercado jurídico. 

O desafio é grande: o Brasil tem mais de 79 milhões de processos em tramitação, com 3 milhões de novos casos abertos por mês, enquanto mais de 70 milhões de brasileiros ainda não têm acesso efetivo à Justiça. Nesse cenário, a Consultar Processos se destaca como exemplo de inovação com impacto social, mostrando que tecnologia e propósito podem caminhar juntos.

Acreditamos que a transparência e a linguagem acessível são chaves para que o cidadão tenha um direito básico, que é a informação. Nosso objetivo é transformar o relacionamento das pessoas com a Justiça, tornando-a mais próxima, compreensível e humana“, conclui Leonardo Monteiro.

SERVIÇO
Evento: Web Summit Lisboa 2025
Data e Local: 10 a 13 de novembro de 2025, em Lisboa, Portugal
Startup brasileira: Consultar Processos – Birigui (SP)
Site: https://appconsultarprocessos.com.br/

Fonte: Higor Gonçalves – Personnus
Imagem Leonardo de Aguirre Monteiro,  COO da Consultar Processos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.