Como superar desafios e manter a produtividade no pós-enchente
O Rio Grande do Sul enfrenta a maior tragédia ambiental da sua história. Praticamente todo o Estado foi atingido por fortes chuvas que resultaram em enchentes e muita destruição. Além das perdas materiais, vidas foram levadas pelas águas. Os desafios são grandes no pós-enchente: reconstrução de cidades, de casas, de empresas e, sobretudo, do emocional.
Para Luciene Scherer, Educadora corporativa e Consultora de Empresas para Programas de produtividade, foco e concentração e Programas de Saúde e Bem Estar, os gaúchos precisarão de muita resiliência neste momento. “Em meus treinamentos de inteligência emocional, sempre menciono a pirâmide de Maslow. Proposta por Abraham Maslow em 1943, a teoria identifica cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afeto, estima e autorrealização. Na base dessa pirâmide estão os elementos primordiais para a sobrevivência. Infelizmente, estamos aqui com todas as necessidades atingidas, mas a necessidade mais básica é a principal preocupação neste momento que nos encontramos hoje no RS”, dizScherer. Diante de tanta tristeza e caos, muitas pessoas perderam a concentração, o foco e a produtividade.
Para Luciene, o desafio é imenso, mas algumas estratégias podem ser cruciais para a reorganização mental neste momento tão difícil. “Recomece com Resiliência e Reinvente-se: Avalie suas habilidades e oportunidades, pense na sua carreira. Sempre há uma maneira de recomeçar. Faça uma lista das suas principais habilidades e pergunte-se como elas podem ser úteis neste momento. Reinventar-se pode abrir novas portas e caminhos“, conclui Scherer.
A consultora dá cinco dicas para reorganização mental para manter a produtividade
– Envolva-se no Trabalho Voluntário – O voluntariado pode trazer um sentido de propósito coletivo. Planejar ações em conjunto com amigos ou grupos comunitários permite entender que o problema do outro pode ser maior que o nosso, despertando um sentimento de gratidão e utilidade. Além disso, investir tempo ajudando os outros pode ser extremamente recompensador.
– Defina Prioridades e Objetivos de Curto Prazo – Estabelecer prioridades é o primeiro passo para reorganizar a mente. Pergunte-se: O que é mais importante neste momento? O que pode ser negociado ou ajustado? Escreva três prioridades para a sua semana e concentre-se nelas.
– Faça um Plano de Ação de Curto Prazo – Identifique ações que possam ser realizadas com pouco esforço e energia. Pense em três ações para os próximos três meses. Pequenas conquistas podem criar uma sensação de progresso e controle.
Ative sua Capacidade de Escuta – Converse com sua rede de relacionamentos e escute as pessoas verdadeiramente. Ofereça ajuda e coloque-se no lugar dos outros. A empatia fortalece os laços e pode ser um grande apoio emocional.
Fonte: C² Comunica
Redes sociais: @lucienescherer
Luciene Scherer – Foto: Fernanda Nickkel