Composição brasileira ganha destaque no “Encontro Contemporâneo”, evento de três dias na Casa da OSPA
O próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, será diferente. Ao invés de um maestro convidado, a Casa da OSPA recebe três compositores para regerem suas próprias obras: Antônio Borges-Cunha, Fernando Morais e Ernani Aguiar. A apresentação está marcada para sábado, 12 de novembro, às 17h, e conta ainda com dois solistas: a violista bielo-russa Darya Filippenko e o pianista brasileiro André Carrara.
O concerto está inserido no Encontro Contemporâneo, evento inédito de três dias que busca valorizar e estimular a reflexão acerca da composição na atualidade. A programação inicia com um recital na quinta-feira, dia 10 de novembro, às 19h, no qual músicos da OSPA interpretam composições próprias ou de colegas da orquestra. Estarão presentes os percussionistas Diego Silveira e Douglas Gutjahr, a violista Gabriela Vilanova, o tubista Wilthon Matos, o violoncelista Rafael Honório Sobrinho e o trompetista Elieser Ribeiro, além do pianista convidado Paulo Bergmann.
Na sexta-feira, 11 de novembro, às 14h, três grandes nomes da composição brasileira, Antônio Borges-Cunha, Fernando Morais e Ernani Aguiar, protagonizam o seminário A Música de Concerto Atual e em Tempo Futuro, voltado a estudantes, profissionais e demais interessados em composição musical. Já no sábado, às 16h, o trio participa do projeto Notas de Concerto com uma fala rápida sobre as suas composições que serão executadas logo depois, às 17h, pela OSPA.
O repertório do concerto de sábado, que tem ingressos à venda pelo sympla.com.br, inclui duas obras de cada compositor, que também assume a função de maestro. Morais comanda a OSPA na execução de duas estreias, “Março de 2020” e “Suíte de Trilhas Sonoras nº 1”; Aguiar rege “Sinfonietta Prima” e “Fanfarras para Borges-Cunha”, composição inédita que escreveu em homenagem ao maestro Antônio Borges-Cunha, que completa 70 anos em 2022. Cunha, por sua vez, conduz a orquestra por duas obras de sua autoria: “Noturno para Piano e Orquestra”, com solo de André Carrara, e “Concerto para Viola e Orquestra”, com solo de Darya Filippenko.
ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)
ENCONTRO CONTEMPORÂNEO
Quando: de 10 a 12 de novembro
Onde: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
Mais informações para o público: (51) 3288-1507, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
PROGRAMAÇÃO
Quinta, 10 de novembro
19h – Recital Compositores da OSPA com Diego Silveira (percussão), Douglas Gutjahr (percussão), Gabriela Vilanova (viola), Wilthon Matos (tuba), Rafael Honório Sobrinho (violoncelo), Elieser Ribeiro (trompete) e Paulo Bergmann (piano)
Programa: Obras de Arthur Barbosa, Diego Silveira e Douglas Gutjah
Entrada gratuita
Sexta, 11 de novembro
14h – Seminário A Música de Concerto Atual e em Tempo Futuro, com os compositores Antônio Borges-Cunha, Fernando Morais e Ernani Aguiar
Entrada gratuita
Sábado, 12 de novembro
16h – Palestra Notas de Concerto com os compositores e maestros Antônio Borges-Cunha, Fernando Morais e Ernani Aguiar
17h – Concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), com regência de Antônio Borges-Cunha, Fernando Morais e Ernani Aguiar, e solos de Darya Filippenko (viola) e André Carrara (piano)
Ingressos: de R$ 10 a R$ 40 em bit.ly/ospa2022_ingresso ou na bilheteria da Casa da OSPA (aberta nos dias 11 e 12 de novembro, das 12h às 17h)
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos
Transmissão ao vivo: canal da OSPA no YouTube
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Alibem e Banrisul
Patrocinadores da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau
Apoio da Temporada Artística: Sulgás
Realização: Fundação OSPA, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil. PRONAC: 192458.
Fonte: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)