Idealizador do POA Jazz Festival, Carlos Badia vai receber o público para falar de música. O compositor é o próximo convidado do projeto Núcleo da Canção, organizado pelo Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, em 24 de julho, às 19h, no Centro Cultural da UFRGS. A mediação ficará a cargo do professor do Departamento de Música da UFRGS, Julio Herrlein.

Além de poder interagir com o artista, Badia fará uma audição comentada de suas principais composições e obras. Dentre elas, o álbum Zeros, vencedor do prêmio Açorianos de música instrumental, em 2015. Além do sucesso alcançado em sua carreira solo, o músico é um dos fundadores do prestigioso grupo de jazz Delicatessen. A formação venceu o Prêmio Tim de Melhor Disco de Língua Estrangeira por My Baby Just Cares for Me, de 2010.

Sobre a audição comentada – por Carlos Badia
As tramas entre a canção popular brasileira e a composição instrumental abrangem múltiplas intersecções e conexões. Na música popular brasileira, esse é um tema que carece de maior pesquisa e investigação, tanto sobre as relações entre os dois caminhos de composição, quanto sobre os compositores que criam e produzem com igual desenvoltura em uma e em outra via.

Para Badia, “compor é uma espécie de artesanato de peças únicas. A composição é também a amálgama de caminhos e soluções criativas, em que são utilizados uma série de apoios e recursos que auxiliam o artista a dar forma e consistência em direção a um resultado final. Quando uma composição pode indicar ser uma canção ou uma criação somente com melodia instrumental? Como se dá esta coexistência criativa para um músico? Em que sentido os processos criativos possibilitam uma composição instrumental virar canção e vice-versa? Que crítica genética se pode pensar a respeito destas duas vias de composição? Como isso tudo se relaciona com carreira artística e mercado de trabalho?”, indaga.

Serviço
Sobre: Núcleo de Estudos da Canção – Audição comentada com Carlos Badia
Data: 24 de julho
Horário: 19h
Local: Sala Araucária do centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333)
Entrada Franca

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.