‘Conexões Sonoras’ marca a chegada em Porto Alegre do projeto Surdos que Ouvem, vencedor do Facebook Community Leadership Program
Depois de conquistar a vaga de Residente no Facebook Community Leadership Program, é chegada a hora de a escritora gaúcha Paula Pfeifer apresentar o projeto Surdos que Ouvem em seu estado natal. O evento será no dia 29 de junho, das 14h às 18h, no Teatro Unisinos. A tarde contará com uma palestra da Paula revelando todos os detalhes do projeto, que promove acesso à informação, acessibilidade, tecnologia e acolhimento às pessoas com deficiência auditiva. Essa será a segunda edição do Conexões Sonoras 2019, um encontro voltado a informar, conectar e engajar surdos, profissionais ligados à reabilitação auditiva e a comunidade em geral para desmistificar tabus que envolvem a surdez, mostrar a diversidade que existe na deficiência auditiva e seus variados tratamentos.
“Estou muito animada em voltar ao meu estado, onde dei os primeiros passos com o Crônicas da Surdez e lancei meu primeiro livro, para promover essa rede colaborativa de acolhimento. O Surdos que Ouvem é um projeto extremamente desafiador que ganhou o incentivo do Facebook Community Leadership Program pelo impacto offline que causa na vida dos membros da nossa comunidade. Desinformação, preconceito, falta de acesso a um diagnóstico e altos preços dos dispositivos são alguns dos motivos para que sete em cada 10 pessoas com deficiência auditiva que podem se beneficiar da tecnologia para ouvir melhor ou voltar a ouvir não o façam. O nosso objetivo é romper boa parte dessas barreiras, levando informação e quebrando tabus”, revela Paula.
O Conexões Sonoras é um dos legados promovidos pelo Surdos que Ouvem a partir da disseminação de informação médica e fonoaudiológica altamente qualificadas pela chancela de especialistas referendados. O evento, que teve a sua primeira edição em maio deste ano em São Paulo, será 100% acessível para deficientes auditivos, incluindo a tecnologia de aro magnético, que permite a transmissão de um som cristalino transferido diretamente para os aparelhos auditivos ou implantes cocleares. A partir dela, os usuários podem experimentar a qualidade de áudio como se estivessem sentados ao lado do apresentador, sem as barreiras da acústica da sala, do ruído do público e da distância do alto-falante. Além disso, todo o conteúdo audiovisual será legendado e terá janela de Libras (Língua Brasileira de Sinais). O tema do Talk Show será: “A Surdez e o Cérebro”, debatendo sobre essa importante e complexa conexão que passa por pilares como atenção, memória, foco e conhecimentos linguísticos, tão importantes no processo de reabilitação auditiva. Serão abordados temas importantes atualmente em pauta na comunidade médica e científica, como a relação da perda auditiva com a Depressão e o Alzheimer. Os convidados também responderão as perguntas enviadas pela comunidade virtual e as da plateia.
O evento terá ainda o lançamento de mais um vídeo inédito da campanha de 12 “filmes” que tiram do armário Surdos que Ouvem, a partir de seus relatos em primeira pessoa sobre o processo a partir do diagnóstico da deficiência auditiva e toda a transformação com o acesso à tecnologia. O Conexões Sonoras terá ainda um Espaço Kids, possibilitando que os pais participem das palestras e debates enquanto seus filhos se distraiam com uma equipe de recreação. Gratuito e aberto ao público, só é exigida a inscrição prévia pelo site http://surdosqueouvem.com/porto-alegre/ Serão disponibilizadas 277 vagas e a seleção será por ordem de inscrição. É obrigatória a apresentação da confirmação da inscrição na entrada do evento e o credenciamento será feito a partir das 13h, uma hora antes do início das atividades.
Serviço
Conexões Sonoras Porto Alegre
Data: 29/6/2018
Horário: 14h às 18h
Local: Teatro Unisinos. Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1600, Boa Vista, Porto Alegre
Inscrições: http://surdosqueouvem.com/porto-alegre/
*É obrigatória a apresentação da confirmação de inscrição na entrada do evento
Credenciamento: A partir das 13h.