Jornal da Capital

Noticias/informações gerais sobre Porto Alegre

Nesta quarta-feira, 25, tem início a vacinação contra a gripe em idosos acima de 60 anos nas farmácias das redes Agafarma, Panvel e São João. Confira aqui a lista com o endereços para imunização. A campanha nacional de vacinação em Porto Alegre começou nessa segunda-feira, 23, para profissionais da saúde. Para os outros públicos prioritários, a vacinação está disponível em determinados períodos em qualquer unidade de saúde. Pessoas que não estão nos grupos prioritários devem procurar clínicas particulares. Idosos e demais públicos da campanha com sintomas gripais devem ser vacinados após a melhora do quadro clínico.

O objetivo da prefeitura, ao incluir as farmácias na rede de pontos de imunização, é evitar aglomeração e reduzir o risco de contágio com o novo coronavírus entre os idosos, considerados grupo de risco para o Covid-19. A vacina contra influenza não garante proteção diante do coronavírus, mas ao proteger contra outros vírus diminui o risco de infecção e complicações respiratórias causadas pelos vírus que estão na cepa da composição da vacina. “Solicitamos que os idosos evitem aglomerações para a busca da vacina”, reforça o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer.

Campanha – Outras duas fases estão previstas, com início em 16 de abril e 9 de maio, respectivamente, com grupos prioritários diferentes. O término ocorrerá em 22 de maio, para todos os grupos. Em 2020, haverá ampliação dos grupos a serem imunizados, com a inclusão de adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

A segunda fase começa em 16 de abril e é dirigida a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. Em 9 de maio, os demais grupos de risco começam a ser imunizados: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, apenados, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos entre 55 e 59 anos.

A vacina para 2020 é composta pelas cepas Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar em Porto Alegre pelo menos 90% das 694.508 pessoas que compõem os grupos prioritários.

A imunização precisa ser feita todos os anos, porque as cepas da vacina variam anualmente, de acordo com a circulação de vírus no hemisfério norte na temporada de inverno do ano anterior.

No momento da vacinação, idosos devem levar a carteira de identidade ou o cartão SUS. Cada farmácia definirá as quantidades a serem aplicadas diariamente, em função das normas de armazenamento das vacinas. A lista poderá poderá ser alterada conforme solicitação das farmácias.
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre/site

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.