Construtora gaúcha inicia três novas obras e amplia atuação em Porto Alegre e Região
Apesar dos impactos da pandemia no setor da construção civil, a construtora gaúcha Andora manteve o planejamento para a execução de obras em 2020. Só neste mês inicia a construção de três novas edificações, o Anexxo Self-Storage, em Porto Alegre, a ampliação da fábrica da Marcher Brasil, em Gravataí e a ampliação e revitalização dos espaços do Colégio La Salle Niterói, em Canoas.
“Estamos em um período de retomada da construção civil e felizmente com projeções positivas. São três novas obras iniciando agora que irão incrementar o nosso portfólio e fortalecer a atuação da Andora no segmento de obras industriais e comerciais, duas áreas que apresentam contínuo crescimento e são tradicionais no mercado”, ressalta Flávio Dahlem da Rosa, sócio-diretor da Andora.
Com investimento de R$ 8 milhões, o Anexxo Self-Storage chega a sua terceira unidade – segunda em Porto Alegre – no bairro Azenha. A Andora está à frente da construção do novo depósito, que terá 5,4 mil m², distribuídos em quatro pavimentos. A estrutura e a fachada serão construídas a partir de pré-moldados de concreto, o que irá otimizar a execução da obra, além de ser uma solução para o projeto que precisa ser construído entre prédios existentes. “É um sistema totalmente industrializado, com utilização de grandes guindastes, muito semelhante a montagem de um lego”, conta Rosa. A previsão de entrega do Anexxo está prevista para julho de 2021.
Já na Região Metropolitana, a Andora é a construtora responsável pela ampliação e reforma da fábrica da Marcher Brasil – indústria referência no setor agrícola e especializada em armazenagem móvel de grãos e silagem – localizada na BR 290, no trevo de acesso à cidade de Gravataí. A ampliação da fábrica terá 6,2 mil m². Entre as características do sistema construtivo empregados pela construtora estão a fundação em estacas hélice contínua, pilares de concreto pré-moldado e sistema de estrutura metálica Roll-On – que permitirá montagem em linha de produção -, iluminação zenital, qualidade controlada e redução no prazo de entrega, fatores que foram decisivos para a Andora vencer a concorrência. A obra tem previsão de entrega para janeiro de 2021.
Em Canoas, assina as obras das instalações do Colégio La Salle Niterói, que contempla a ampliação e a revitalização de espaços para atividades extraclasse e de prática de esportes, conta com o sistema construtivo semelhante ao aplicado na obra da Marcher. A entrega será em março de 2021, prazo arrojado de seis meses, visando estar pronto para o início do ano letivo.
Atualmente a Andora conta com 12 obras em execução, entre elas o Hotel Moov – o antigo Cinema Astor, a modernização do Plazinha Hotel, que será o empreendimento residencial Infinita Town.Co, a sede da SLC Máquinas e revenda John Deere, em Cruz Alta e a Superintendência Regional Sicredi, em Três de Maio. Até o final do ano a Andora projeta o início de mais duas novas obras.
Para o próximo ano a expectativa é positiva. “Entendemos que 2021 será um bom ano para a construção, com recuperação das perdas causadas pela pandemia. Temos novos projetos em negociação pela frente, que irão ampliar ainda mais nossa presença no estado. Mas também será um período marcado por um grande desafio em função do desabastecimento, do aumento dos preços de insumos e alguma dificuldade de mão de obra”, ressalta Rosa.