O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS-RS) segue trabalhando em ações para combater o avanço do COVID-19 no Estado. Em parceria firmada com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi viabilizada a doação de álcool etílico 70% junto à União da Indústria da Cana de Açúcar (UNICA) para cidades gaúchas. No mês de março foram doados, para manipulação, 70 mil litros, sendo 35 mil litros enviados para envase ao município de Pelotas, no qual atendeu há 48 municípios e os outros 35 mil litros para Santa Rosa, que foram entregues em 67 municípios, totalizando 115 municípios atendidos pela primeira entrega. A segunda remessa, também de 70 mil litros, está em processo de liberação e será enviada para as cidades Santa Maria e Cachoeirinha nos próximos dias.

A distribuição das quantidades de álcool para os municípios foi através de uma análise que considerou os que possuem hospitais que são referência para atendimento ao COVID-19 e serviços de Atenção Primária em Saúde que precisam estar regularmente higienizados, tanto quanto os hospitais pelas normativas da ANVISA”, afirma Diego Espíndola, Presidente do COSEMS-RS. O cálculo foi baseado no número de leitos dos hospitais e no tamanho médio dos demais serviços de saúde, pois conforme recomendação, é necessária a utilização de 165 ml de álcool por m². Ainda se destaca, que quanto maior a rede de serviços, maior o volume de álcool necessário, conforme disponibilidade mais baixa de estoque deste produto em determinados municípios.

Em Pelotas trabalharam cerca de 50 voluntários do Instituto Federal Sul Rio-grandense, da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Católica de Pelotas, que na fábrica de refrigerantes Biri, cuja produção parou para o projeto, engarrafaram cerca de 38 mil litros de álcool que foram distribuídos pela Defesa Civil.  Já em Santa Rosa, a empresa Camera se responsabilizou pelo processo e um grupo de jovens do Rotary Club de Santa Rosa auxiliou nos rótulos. A Defesa Civil do RS e as Coordenadorias de Saúde ficaram encarregadas da logística de retirada e distribuição do álcool líquido para os municípios do Estado com maior necessidade até o momento.

A segunda remessa, com 70 mil litros, será dividida para produção entre Santa Maria, e Cachoerinha. Na cidade da Região Central, a manipulação dos 35 mil litros será feita na Universidade Federal de Santa Maria. E na UNISINOS, em São Leopoldo, em parceria com a Quimicamar, fará os outros 35 mil litros, só que de álcool em gel, os quais serão distribuídos para contemplar as necessidades dos municípios do estado.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.