A Macarenando Dance Concept terá dupla jornada nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro com a apresentação dos espetáculos “Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano”, às 19h, e “Das Tripas Sentimento (2018)”, às 21h30, na Casa Cultural Tony Petzhold.

Após 18 anos de sua estreia, o espetáculo Das Tripas Sentimento ganhou uma nova versão, estreada em setembro de 2018. Elis Regina é a personagem que inspirou a montagem original e que segue alimentando esta nova versão. Das Tripas Sentimento (2018) objetiva cultivar, através da linguagem da dança, a memória cultural da música brasileira tendo como fonte a forte interpretação da imortal cantora. “A proposta é resgatar o sentimento Elis através do universo poético que o seu canto nos sugestiona. Sua trajetória marcada por atitudes inflamadas de guinadas estéticas (e políticas) radicais e interpretações transcendentes nos leva a refletir sobre o percurso da linha evolutiva da sociedade em que vivemos. E, no momento atual em que se faz urgente ouvir uma das vozes femininas mais importantes desse país, direção e equipe se unem no desafio de realizar este projeto. Em 2000, homenageamos. Em 2018, reivindicamos a VOZ”, declara June.

O título do espetáculo vem de uma frase da artista: “é preciso fazer das tripas sentimento para poder viver neste país”. Nada mais emblemático neste momento em que estamos vivendo. No repertório do espetáculo, 19 canções célebres da carreira de Elis pautam as cenas que contam com a dramaturgia de Gui Malgarizi e pesquisa de Eunice Muniz da Silva.

Já “Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano” apresenta um conjunto de coreografias criadas a partir da pesquisa de gestos literais para 30 letras de músicas da obra de Caetano Veloso. A obra é derivada do jogo coreográfico Dance a Letra, que consiste em criar danças a partir da mímica de letras de músicas famosas. O procedimento é desenvolvido pela Macarenando Dance Concept desde 2013 no espetáculo Abobrinhas Recheadas – O Jogo, que explora a relação da dança com o humor e a comédia e é o primeiro Stand-Up Dance Comedy do RS. Em “Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano”, o procedimento Dance a Letra ganha novas camadas por meio do aprofundamento do estudo da literalidade gestual enquanto elemento de composição cênico-coreográfica e da articulação à poética musical de Caetano Veloso.

“Num Brasil pós-Queer-Museu, Caetano Veloso e suas canções iluminam nove bailarinos, dois diretores e uma produtora em um espetáculo. Em um tempo tão partido, cheio de partidas e particionamentos, inundado de intolerância, homofobia, machismo, transfobia, racismo, pós-verdades, vítimas silenciadas e humanos despidos de direitos, louco talvez seja aquele que se pensa inteiro sem a arte e sem o artista. E nós continuamos Macarenando e dançando Caetano ao pé da letra. Se as lágrimas forem salgadas demais, garantimos que a doçura dos risos equilibrará a luta”, afirmam os diretores Diego Mac e Gui Malgarizi.

A curta temporada ocorre nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro, com apresentações às 19h (Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano) e às 21h30 (Das Tripas Sentimento 2018). Os ingressos custam R$ 40,00. Valor promocional de R$ 70,00 com ingresso para os dois espetáculos. Ingressos antecipados online ou venda presencial na Loja Imaginarium Iguatemi e Casa Cultural Tony Petzhold. Durante as apresentações, os ingressos estarão à venda uma hora antes do espetáculo. A Casa Cultural Tony Petzhold fica na Avenida Cristovão Colombo, 400.
Mais informações: facebook.com/macarenando

FICHA TÉCNICA: DAS TRIPAS SENTIMENTO
Direção artística e coreográfica: June Machado
Elenco: Cassandra Calabouço, Dani Boff, Denis Gosch, Diego Mac, Lu Paludo, Rossana Scorza, Thais Petzhold
Dramaturgia: Gui Malgarizi
Direção de pesquisa: Eunice Muniz da Silva
Direção de Produção: Sandra Santos
Produção e Cenário: Arthur Bonfanti
Iluminação: Gui Malgarizi e Sandra Santos
Coordenação das Garrafas: Giulia Baptista Vieira e Gustavo Petri
Assessoria de imprensa: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor
Visagismo: Equipe Studio Leo Zamper – Leo Zamper, Becca Martins, Gui Kaufmann e Lucas Lemes
Fotografias: Gui Malgarizi e Claudio Etges
Gestão do projeto: Diego Mac
Realização: Macarenando Dance Concept e Casa Cultural Tony Petzhold
Duração: 90 minutos
Classificação etária: livre

FICHA TÉCNICA: DANCE A LETRA GRUPÃO POCKET LIVE GESTOS CAETANO
Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano
Direção: Diego Mac e Gui Malgarizi
Coreografia: Diego Mac
Produção: Sandra Santos
Elenco: Aline Karpinski Dias, Arthur Bonfanti, Daniela Aquino, Dani Dutra, Dani Boff, Denis Gosch, Giulia Baptista Vieira, Juliana Rutkowski e Nilton Gaffree Jr.
Iluminação: Gui Malgarizi e Sandra Santos
Assistência de produção e iluminação: Arthur Bonfanti e Giulia Baptista Vieira
Trilha sonora: montagem de Diego Mac e Gui Malgarizi a partir da obra de Caetano Veloso
Assessoria de imprensa: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor
Fotos: Cintia Bracht
Apoio: Casa Cultural Tony Petzhold
Realização: Macarenando Dance Concept
Duração: 45 minutos
Classificação etária: livre
Foto/destaque: Dance a Letra Caetano – Foto Cintia Bracht

   Das Tripas Sentimento

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.