Desafio Farroupilha aborda solidariedade e inclusão social em edição renovada
Superação de limites. Essa é a proposta da quinta edição do Desafio Farroupilha, iniciativa da RBS TV que valoriza a atuação dos grupos de dança tradicionais do Estado. O reality gauchesco estreia no dia 27 de outubro e aborda a importância de se colocar no lugar do outro, a partir de uma nova experiência: aprender a dançar sem contar com o sentido da visão. Este ano, o projeto não será em forma de concurso. Os dançarinos do DTG Tropeiros do Ouro Negro, grupo de Canoas escolhido para participar do desafio, receberam a missão de transformar em dança a história de Natalia Guastuci, uma menina de 16 anos que toca gaita e é deficiente visual.
Para marcar o início das ações, nesta quarta-feira (03) aconteceu o Baile da Inclusão, no CTG Pousada da Figueira, em Porto Alegre. A partir do baile, passarão a ser adotadas placas de identificação dos espaços internos do CTG escritas em braile, no sentido de auxiliar o acesso dos deficientes visuais. Essa será a última etapa de adaptação para portadores de deficiência do CTG. O baile contará com a presença de artistas como Cristiano Quevedo, Fernando Saccol, Joca Martins, João Luiz Corrêa e César Olivera & Rogério Melo, que já fizeram parte do Desafio Farroupilha. O grupo Alma Gaudéria também será uma das atrações.
No dia 12 de outubro, um festival de artes gaúchas reunirá a gurizada de toda a região da Costa Doce para celebrar o Dia da Criança. Uma das categorias será destinada a crianças com deficiência, que concorrem a todas as modalidades, como dança, canto e instrumental. O evento faz parte da 50ª Festa Campeira, Artística e Cultural, do CTG Gomes Jardim, da cidade de Guaíba. No dia 4 de novembro, no norte do Estado, em Marau, acontece a segunda edição do projeto Domingo no CTG, uma mostra da cultura gaúcha com oficina de dança para meninos e meninas com deficiência.
– O Desafio Farroupilha evolui a cada ano. Começou com o tiro de laço, passou pela música e, desde 2016, aborda as danças tradicionais gaúchas. Nessa nova etapa, seguimos com um enfoque social, trabalhando a inclusão na cultura gaúcha. É muito gratificante reconhecer esse trabalho voluntário que já é feito para acolher essas pessoas, e mostrar isso aos nossos telespectadores – destaca o repórter da RBS TV, Giovani Grizotti, um dos idealizadores do projeto.
O Desafio Farroupilha teve origem em 2014, com a proposta de mostrar e enaltecer o universo da cultura rio-grandense. Desde 2016, o reality foca em uma das tradições mais importantes