Dia do Leitor convida para leitura de trechos de livros na Praça da Alfândega
Está programado para o dia 7 de janeiro (quarta-feira), das 11h às 17h, o Dia do Leitor, junto às estátuas de Mario Quintana e Carlos Drummond de Andrade, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Na edição do ano passado, cerca de 100 pessoas participaram ativamente do evento, entre personalidades e passantes, lendo trechos de livros de sua preferência. A proposta da iniciativa, aberta a todos, é atrair o público que transita pela área ao hábito da leitura.
Entre as personalidades que em 2025 leram trechos de livros ao microfone estão, por exemplo, o colunista Paulo Raymundo Gasparotto, o psicanalista Abrão Slavutzky, o professor da UFRGS Francisco Marshall, o escritor Alcy Cheuiche e as escritoras Lilian Rocha, Ana Santos e Taiasmin Ohnmacht.

Criado pelo jornal cearense O Povo em 1928, o Dia do Leitor teve sua primeira edição na capital gaúcha em 2017, por iniciativa dos jornalistas Ayres Cerutti e Higino Barros, em parceria com a Biblioteca Pública do Estado e a Associação Riograndense de Imprensa (ARI). A estreia já ocorreu no monumento aos poetas gaúcho e mineiro, de autoria do escultor Xico Stockinger.
O evento de estímulo à leitura é apoiado na presente edição pela Secretaria Municipal de Cultura, Biblioteca Pública do Estado, ONG Cirandar – que trabalha com literatura/leitura infantil e juvenil – e ONG Arte para Todos, além de contar com a parceria do mandato do vereador Pedro Ruas.
A artista visual Graça Craidy, autora de exposições sobre Clarice Lispector e Guimarães Rosa e de dezenas de retratos de escritores da literatura mundial, participa da organização do evento e reproduziu artisticamente o monumento em que o Dia do Leitor se realiza. A obra é uma das peças de divulgação da atividade.
Fonte: Assessora Comunicação Estratégica
Escritor Alcy Cheuiche lê trecho de livro na Praça da Alfândega em 2025
Foto: Carlos Souza – Divulgação
