Jornal da Capital

Noticias/informações gerais sobre Porto Alegre

Principal destino enoturístico do país, Serra Gaúcha tem incremento que chega a 15% na rede hoteleira durante a programação do Dia do Vinho
Crédito: Dandy Marchetti/Ibravin    

O Dia do Vinho chega ao décimo ano consecutivo, se expandindo para novas regiões e passa a se chamar Dia do Vinho Brasileiro. Neste ano, municípios e empreendimentos dos estados de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina passam a integrar a série de ações simultâneas que ocorrerão entre 17 de maio e 2 de junho. Eles se juntam às demais regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Bahia e São Paulo. A relação completa das cidades será divulgada até o final deste mês.

Nesta edição também será apresentada a nova identidade visual. Com traços mais contemporâneos e linguagem moderna, as peças destacam a abrangência nacional dos eventos, mantendo algumas das características já conhecidas do grande público que acompanhou os últimos anos.

O presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, Vicente Perini, afirma que os 10 anos de Dia do Vinho merecem ser festejados porque o evento abriu um novo período de incremento no fluxo turístico, inicialmente na Serra Gaúcha, e que está se expandindo para outras regiões do país. “Temos um aumento médio entre 10% e 15% na ocupação hoteleira, boa movimentação nos restaurantes e em outros atrativos turísticos que fazem destas duas semanas uma das melhores épocas para o setor”, informa.

Oscar Ló, presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), destaca a visibilidade tanto dos destinos enoturísticos como do próprio vinho brasileiro após 10 edições. O dirigente acredita que a série de ações acabou incentivando a realização de eventos pelas prefeituras e associações que acabam complementando as atrações no período. “Iniciamos com descontos em produtos até chegarmos ao desenvolvimento de atrações específicas para o Dia do Vinho. Em 2019, completando uma década, podemos brindar a chegada de novos roteiros e a consolidação de regiões já conhecidas. Todo esse movimento é importante para ampliarmos a cultura do vinho no país e a promoção do turismo de experiência”, sinaliza.

O evento Dia do Vinho ocorre desde 2010. A celebração é uma realização do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do projeto Vinhos do Brasil e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR/RS), e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003.

Roteiro do Vinho em São Roque, em São Paulo
Crédito: Michel Marchetti/Ibravin

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.