Diagnóstico e tratamento precoce de TEA é tema de evento em Porto Alegre

Nos dias 15 e 16 de agosto de 2025, o Instituto Horizontes promove, em Porto Alegre (RS), mais uma edição da sua Jornada Científica com o tema: “Psicanálise e Epigenética: Clínica de bebês de risco de TEA“. Uma das principais atrações do evento é a psicanalista  Marie-Christine Laznik, uma das maiores referências internacionais no campo do diagnóstico e tratamento precoce do autismo. Durante os dois dias de evento no Hotel Plaza São Rafael (Avenida Alberto Bins, 514), os participantes poderão conferir debates de casos clínicos e conferências realizadas por especialistas.

Laznik retorna ao Brasil trazendo as mais recentes descobertas científicas e clínicas, incluindo avanços em epigenética e intervenções com bebês entre quatro e nove meses — faixa etária em que desenvolveu métodos pioneiros de detecção de sinais precoces de TEA. “Se a gente puder avaliar e interceder no primeiro ano de vida detectando os sinais de risco e fazendo a indicação das intervenções, nós podemos diminuir esses problemas futuros”, explica Renata Vives, uma das idealizadoras da jornada.

Radicada na França desde 1972, Marie Christine Laznik é doutora em Psicologia Clínica, autora e coautora de mais de 20 livros sobre autismo, e lança em 2025 sua nova obra: “Psicanálise e Genética: clínica de bebê com risco de autismo”. Sua formação inclui análise pessoal com Jacques Lacan e Joyce McDougall, e sua trajetória clínica se consolidou no Centre Alfred Binet, em Paris, onde durante quatro décadas conduziu a célebre consulta pais-bebê. Atualmente, mesmo aposentada, segue oferecendo treinamentos e participando de redes internacionais como a CIPPA.

Além de conferencista principal, Laznik também comentará casos clínicos ao lado de profissionais brasileiras e será destaque em três conferências ao longo da programação, entre elas: “Entre silêncios e sinais: quando a depressão materna e infantil se confunde com autismo”, “Diálogos entre psicanálise, genética e epigenética” e “O amor de transferência que sustenta a clínica de bebês de risco”.

A jornada contará ainda com a presença da doutora em psicologia/USP Pessia Grywac, que trabalha desde 1976 com neuroevolução, das analistas didatas Marisa Monteiro e Alicia Lisondo e profissionais do Instituto Horizontes. Durante o evento também será lançado o livro “Bebês com Sinais de Risco em Saúde Mental”, de Vera Zimmermann.

Com 15 horas de duração, o evento, que também terá transmissão online, é indicado para todos os profissionais que atendem bebês, como psicólogos, psicanalistas, professores, fisioterapeutas, educadores em geral, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, pediatras e gastroenterologistas.

Sobre o evento
Datas: 15 e 16 de agosto
Horário: sexta, 15, das 8h às 19h e sábado, 16,  das 9h às 19h
Local: Plaza São Rafael Hotel (Avenida Alberto Bins, 514) – Porto Alegre/RS
Carga horária: Mais de 15 horas presenciais
Certificado incluso
Inscrições abertas:  Sympla – Jornada Científica Instituto Horizontes com descontos especiais para grupos a partir de 5 pessoas – contato via WhatsApp: (51) 98177-9275

Fonte: Cris de Lucca
PR Strategist – @gengibre.cc
Marie Christine Laznik – Matheus Bruxel – Agência RBS

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.