Dirigido por Silvio Toledo, longa-metragem “A Princesa de Elymia” chega aos cinemas no dia 10 de outubro
Dirigido por Silvio Toledo, A Princesa de Elymia é o primeiro longa-metragem de animação brasileiro realizado no estado da Paraíba. Com muita fantasia e riqueza de imagens, a trama narra a saga de uma menina que mora em uma favela no Rio de Janeiro e torna-se heroína em outro mundo. Ela atravessa um portal na Pedra da Gávea e vai parar em Elymia, onde descobre ser a única esperança de salvar esse reino distante de um bruxo tirano.
A identidade visual é inspirada no universo dos games, desde os cenários virtuais aos personagens, e todo o processo foi realizado digitalmente. Durante a finalização do longa, cerca de um milhão de imagens separadas foram geradas em computador. Elas foram compostas nos quadros do filme e, quando exibidas numa velocidade de vinte e quatro imagens por segundo, criam a ilusão de movimento. As máquinas levavam de 15 minutos a 12 horas para processar cada quadro após os artistas de animação terem criado as posições dos personagens.
A produção inciou em 2013 e foi concluída no ano passado. Embora a maior parte do trabalho tenha sido feita por 6 pessoas, cerca de 40 profissionais trabalharam no projeto. A Princesa de Elymia custou 375 vezes menos que Moana, da Disney. É também o longa-metragem de animação brasileiro de menor custo da década e, possivelmente, o que levou o maior tempo de produção devido ao alto grau de detalhes nas imagens.
No elenco, os destaques são a estreante Maria Alice Gadelha, que empresta a voz à protagonista Zoé, e o veterano do cinema nacional Fernando Teixeira, que interpreta o vilão Tempestança. A trilha sonora é assinada pelo cantor e compositor Moisés Freire e conta com a voz de Josi Oliveira.
Produção estreia no dia 10 de outubro em vários estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Rio Grande do Sul.
Ficha técnica
Direção, roteiro, produção, fotografia, direção de arte e finalização: Silvio Toledo
Argumento: Natalí Braga
Elenco: Maria Alice Gadelha (Zoé), Natália Sá (Lamparina adulta), Cely Farias (Lamparina jovem), Fernando Teixeira (Tempestança), Ubiratan de Assis (Mestre Mago), Moisés Freire (Samuel), Adriano Freire (Erick), Daniel Toledo (Oliver), Ana Guedes (Raio de Sol adulta) e Amanda Janynne (Raio de Sol jovem).
Vozes adicionais: Hildeberto Figueiredo, Magda Pontes, Silvio Toledo, Lucas Christiano e Hélio Meireles.
Modelagem e textura dos personagens: Mauro Corveloni, Silvio Toledo e João Paulo Ferreira.
Animadores: Lucas Christiano, José María Vieítes, João Paulo Ferreira, Ivan Álvarez, Marcelo de Holanda, Pedro López, Marciano de Holanda, Valu Vasconcelos, Ariel L. Garcia e Alessandro Almeida.
Produção musical: Moisés Freire
Distribuição: Panda Filmes
Produção: Stairs Films
Financiamento: ANCINE, Fundo Setorial do Audiovisual, FINEP, BRDE e Natalí Braga.