Domingo musical no Mercado Público de Porto Alegre
Paulinho Parada convida Alexandre Áusquia para o domingo musical no Mercado Público de Porto Alegre. A proposta tem a curadoria de Paulinho Parada, músico doutorando pela UFRGS, que propõe ajudar na reconstrução de uma agenda artística para o local que teve incêndio em 2013. Sempre ao meio dia dos domingos nos mezaninos do Mercado, Parada toca suas canções autorais, fazendo referências aos clássicos da MPB e da música local através de suas composições. Todo domingo tem uma atração diferente e 8 de outubro contamos com Alexandre Áusquia, que foi sucesso no Escaler do Bom Fim e no Papillon Bar da Venâncio.
Alexandre Áusquia tocava no complexo de bares do Escaler no Bom Fim, meados de 2002, quando ainda adolescente, Paulinho Parada chegou com sua família para conhecer o “tal primo distante” que era músico. Parada conheceu Alexandre quando tinha 12 anos de idade, atraído pelo sobrenome Áusquia, divulgado na época pelos bares do Escaler e Papillon. A partir daí se criou uma grande amizade, intensificada quando Alexandre foi tocar no bar de sua família no verão de 2003, o “Parada Grill” em
Capão Zona Norte (bairro do município de Capão da Canoa).
A apresentação promete releituras de Gilberto Gil, João Bosco, Caetano Veloso, Luiz Melodia, Vinícius de Moraes, Djavan e interpretações de composições de músicos locais como Nei Lisboa e Kleiton e Kledir. Paulinho Parada afirma que tocará com Alexandre Áusquia depois de mais de 10 anos em que não se encontravam no palco.
Juntos compuseram “Meu samba em paz”, já interpretada pelas vozes de Paola Kirst, Aquiles Dias (do grupo Cachaça de Rolha) e Taíse Machado. Alexandre interpretará sua canção “A noite é meu dia”, homenagem às noites eletrizantes do Bom Fim, quando tocava até de manhã no Papillon Bar na Venâncio.
Paulinho Parada afirma que resgatar Alexandre Áusquia nos palcos é “valorizar a história e reconstituir o merecimento do músico da noite em receber o carinho e os aplausos do público”. Parada reitera: “se não fosse esse projeto musical no Mercado Público, não sei quando ou se Alexandre Áusquia voltaria aos palcos, pois ele estava parado desde o início da pandemia. É um resgate importante de uma porção
significativa da história da música de Porto Alegre”. A apresentação tem início ao meio dia, com intervalo, recomeça às 13h30 no mezanino do Mercado Público de Porto Alegre.
SERVIÇO
Quando? Domingo, 08 de outubro de 2023
Endereço: Largo Jorn. Glênio Péres, 1 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90020-050
Horário: Início ao meio dia (são dois blocos, o primeiro entre 12h – 12h45, já o segundo bloco inicia 13h30 e vai até 14h15)
Ingresso: Entrada franca
Fonte: Paulinho Parada