Doze bairros de Porto Alegre recebem mutirão de coleta de resíduos eletrônicos
Em outubro, durante o mês de conscientização do descarte correto de resíduos eletrônicos, 12 bairros da cidade de Porto Alegre receberão um mutirão de descarte de aparelhos eletroeletrônicos. A iniciativa faz parte do Projeto “MP Sustentare”, criado pelo Ministério Público em parceria com o Governo Estadual e a empresa JG Recicla, do qual também participam a Prefeitura do município, o DMLU e a Circular Brain. “Estamos construindo caminhos para que o descarte consciente seja cada vez mais acessível para a sociedade e essa parceria com a JG Reciclagem, dentro do Programa MP Sustentare, reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento da economia circular no Rio Grande do Sul” explica Lívia Santarelli, Gerente de Campanhas Ambientais da Circular Brain.
O mutirão passará pelos bairros Cristal, Gaúcha, Mariano de Matos, Safira, Jardim Protásio Alves II, Jardim Allegra, Parque Farroupilha (Redenção), Altos da Lagoa, Becos dos Coqueiros, Passo das Pedras, Jardim Dutra, Fraternidade, Pôr do Sol, Morada do Bosque e Vitória da Conquista, entre os dias 30 de setembro e 22 de outubro.
O objetivo do mutirão é ampliar a campanha “Bota Fora”, realizada semanalmente pela prefeitura e DMLU , que recolhe móveis, colchões, eletrodomésticos e resíduos volumosos que não entram na coleta comum. Agora, o foco será nos resíduos eletrônicos como celulares, computadores, televisores, máquinas de lavar, geladeiras e outros equipamentos que exigem descarte adequado. “Cuidar da cidade significa também cuidar das pessoas. Ao promover o descarte correto dos eletrônicos, estamos preparando nossa comunidade para que seja mais sustentável para as próximas gerações.” diz Joelson Gonçalves Orrigo, sócio administrador da JG Recicla.
A procuradora de Justiça Dra. Ana Maria Moreira Marchesan, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, explica que “o projeto MP Sustentare busca não apenas assegurar a destinação adequada do lixo eletrônico, mas também fomentar campanhas de educação ambiental e conscientização da população. Com a organização da coleta e o correto encaminhamento dos resíduos, o município poderá reduzir custos com transporte e descarte em aterros sanitários. Além disso, o projeto tem um viés social importante, ao empregar mão de obra prisional e contemplar jovens atendidos pela Fundação O Pão dos Pobres, que reaproveitam equipamentos doados.“
Segundo dados da ONU, em Porto Alegre, são produzidas 15 mil toneladas de resíduos eletrônicos por ano, equivalente a 11,6 kg por pessoa, e apenas 3% de todo resíduo gerado no Brasil é reciclado. Durante o ano de 2024, foram recolhidos cerca de 366,21 toneladas de resíduos sólidos, com a coleta de eletrônicos, acredita-se ser possível dobrar esse volume.
Região Sul
Cristal – 30 de setembro
Gaúcha e Mariano de Matos 07 de outubro
Bairros da Região Norte
Safira, Jardim Protásio Alves II, Jardim Allegra – no dia 01 de outubro
Parque Farroupilha (Redenção) – 04 de outubro
Altos da Lagoa, Becos dos Coqueiros, Passo das Pedras – 14 de outubro
Jardim Dutra, Fraternidade, Pôr do Sol, Morada do Bosque, Vitória da Conquista – 22 de outubro
SERVIÇO
Bota fora – descarte de resíduos volumosos e resíduos eletroeletrônicos
30 de setembro a 22 de outubro
Local: Bairros de Porto Alegre
Fonte: Circular Brain
