Em mutirão solidário, voluntários do Instituto Cyrela realizam reforma em escola municipal de Porto Alegre
Mobilizar voluntários, promovendo a solidariedade e o engajamento, para transformar espaços importantes para a comunidade e gerar impacto positivo – estes são os objetivos do Dia da Ação Voluntária (DAV). Promovida anualmente pelo Instituto Cyrela, a ação reuniu mais de 100 voluntários, entre colaboradores e convidados, no último final de semana. A instituição escolhida para receber melhorias este ano foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Timbaúva, na Zona Leste de Porto Alegre.
Localizada no bairro Mário Quintana, a Escola Timbaúva conta com quase 700 alunos. As melhorias realizadas envolvem atividades de pintura, aquisição de utensílios e paisagismo. Os voluntários realizaram pinturas da fachada, da sala de artes, das portas de entrada dos prédios e do portão da pracinha; troca de portas de salas de aulas; revitalização dos bancos da pracinha e paisagismo na horta e plantio de grama. Mobiliários novos para o refeitório e espelhos para os banheiros também foram adquiridos pelo Instituto Cyrela.
Na parte da tarde, cerca de 40 crianças da escola foram recebidas pelo grupo para mostrar os resultados do DAV. Elas foram recepcionadas com momentos de brincadeiras, barraquinhas com comida, recreacionistas e interação com os voluntários.

“A Escola Municipal Timbaúva é um ambiente fundamental para a comunidade, e poder colaborar com a melhoria deste espaço é motivo de orgulho e reforça nosso compromisso com as famílias do entorno”, afirma o CEO da Cyrela, Rodrigo Putinato. “Acreditamos que investir em educação e em espaços de aprendizado de qualidade é também investir no futuro das crianças da região. Estar presente em ações como essa vai muito além da construção de empreendimentos, é uma forma de retribuir e apoiar o desenvolvimento das pessoas e da cidade onde estamos inseridos“, aponta.
O Dia da Ação Voluntária acontece há mais de 10 anos, e se caracteriza como o principal evento de voluntariado do Instituto Cyrela, sendo realizado de forma simultânea nas regionais de São Paulo e do Rio de Janeiro da construtora. O DAV é reconhecido como uma oportunidade de celebrar a solidariedade e o trabalho em equipe. A iniciativa traduz o propósito da empresa, que é “transformar as cidades e o jeito de viver, e gerar valor fazendo o bem” e reúne a comunidade, fornecedores e colaboradores da Cyrela, em um grande mutirão de reforma.
A escolha das instituições contempladas a cada edição se dá pelo alinhamento da missão exercida pela construtora. As iniciativas são planejadas de acordo com o interesse dos voluntários e com as causas que mais se identificam.

A voluntária Jaqueline de Carvalho Cardoso, Analista de Suprimentos da Cyrela e membro do Comitê do DAV, participa da ação há quase 12 anos, conta que participar é sempre um momento especial. “Nestes 12 anos de empresa, vivi essa experiência praticamente todos os anos e posso dizer que a emoção se renova a cada edição. Cada escola visitada tem sua própria história, suas necessidades e seus sonhos, e poder contribuir, de alguma forma, para essa transformação é imensamente gratificante. Estar em uma empresa que olha para a sociedade como parte essencial desse ecossistema e acredita na educação como caminho para mudanças reais é algo inspirador. Mais do que doar tempo ou trabalho, é acreditar que é possível transformar realidades e levar esperança para muitas comunidades. Sou grata todos os dias por fazer parte desse legado que ultrapassa muros, impacta vidas e deixa marcas positivas por onde passa”, relata.
Fonte: FTcom
Pintura da fachada da Escola foi uma das ações realizadas pelos voluntários. Crédito: Divulgação Cyrela Goldsztein/Laura Haddad
