Em outubro, o Bando de Brincantes apresenta o espetáculo BAMBU BAMBÁ na Alemanha
Com dramaturgia de Viviane Juguero, direção de Jessé Oliveira e Viviane Juguero, atuação de Éder Rosa e música ao vivo de Henrique Juguero, BAMBU BAMBÁ integra tecnologia, artesanalidade, dança, projeções visuais e uma trilha sonora envolvente para contar, sem palavras, uma história de diásporas contemporâneas que atravessa culturas e gerações. A peça acompanha a história de Bambá, um menino que se vê obrigado a deixar sua comunidade e embarcar em uma jornada, na qual descobre a força de suas raízes.
As apresentações serão realizadas nos dias 1º e 2 de outubro no Heinz-Hilpert-Theater, na cidade de Lünen. Esta iniciativa resulta da Política Nacional Aldir Blanc, por meio de financiamento do Programa Pró-Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, em realização do Ministério da Cultura do Governo Federal Brasileiro.
Apresentações na Alemanha
Heinz-Hilpert-Theater, Lünen
1º de outubro de 2025 – 17h
2 de outubro de 2025 – 11h
Entrada gratuita (com inscrição)
O cartaz foi gentilmente produzido pelo Kulturbüro Lünen, responsável pela difusão cultural da cidade.
Ficha Técnica Bambu Bambá
Argumento e dramaturgia original: Viviane Juguero
Direção: Jessé Oliveira e Viviane Juguero
Elenco: Éder Rosa (atuação), Henrique Rosa Juguero (músico-performer). Glau Barros e Jessé Oliveira (atuação nas gravações em vídeo)
Direção e Produção Musical: Everton Rodrigues
Trilha Sonora Original: Músicas instrumentais no acordeão: Henrique Rosa Juguero (Títulos: “Ender’ell”, “Buena Cachorrada”, “Da Torre à Mesquita”)
Leitmotiv (tema recorrente): Éder Rosa
Canção do Bambá: Viviane Juguero e Henrique Rosa Juguero
Arranjos gravados: Everton Rodrigues
Figurinos: Éder Rosa
VJ: Jana Castoldi
Iluminação: Kathy Perkins e Jessé Oliveira
Colaborações dramatúrgicas: Afeif Ismail (Sudão/Austrália), Éder Rosa (Brasil), Jessé Oliveira (Brasil)
Consultorias dramatúrgicas: Bárbara Kastner (Alemanha), Jerry Adesewo (Nigéria), Kathy Perkins (EUA)
Parcerias
CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude
ASSITEJ – Associação Internacional de de Teatro para a Infância e Juventude
IIAN – Rede Internacional de Artes Inclusivas

O Bando de Brincantes é um coletivo de arte dedicado à criação de trabalhos artísticos para crianças e jovens, com uma estética que celebra a brasilidade. Formado majoritariamente por pessoas negras e de origem periférica, o coletivo objetiva proporcionar o empoderamento das crianças por meio da representatividade e da promoção da beleza da diversidade, com base em trabalhos emocionantes, divertidos e reflexivos. Em 2025, o Bando de Brincantes completa 20 anos de atuação, nos quais realizou diversas peças de teatro, criações audiovisuais, livros, CDs e cursos de formação, reunindo a prática artística a investigações sobre arte, educação e infância, em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado. O Bando apresentou para milhares de crianças nos mais distintos ambientes sociais, no Brasil e no exterior, mantendo laços colaborativos com diversas redes e instituições nacionais e internacionais, como o Nordic Black Theatre, na Noruega, onde a diretora do coletivo integra o corpo docente.
Fonte: Simone Lersch – Assessoria de Comunicação
Bambu Bamba – Foto: Marcos Pereira Feijao
