Escola de Música da OSPA promove recital no Goethe-Institut Porto Alegre
A Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós promove um recital no Goethe-Institut Porto Alegre no dia 2 de julho, às 19h. Sete grupos formados por alunos de nível avançado de sopros e cordas interpretam obras de grandes compositores, como Mozart e Glière. A apresentação dá continuidade à parceria entre as duas instituições, que ocorre desde 2019, e também marca o encerramento de um semestre com muitas transformações pedagógicas para os estudantes. Por meio do projeto Academia de Música Clássica, desenvolvido através de parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS) e a Fundação Pablo Komlós, eles têm recebido aulas de música de câmara na Escola da OSPA. A apresentação da classe, que é orientada pelo professor e pianista Max Uriarte, é gratuita e aberta ao público.
Duos, trios, quartetos e quintetos apresentam um programa que justapõe obras muito conhecidas com autênticas raridades. O repertório abrange célebres composições como o tango Por Una Cabeza, de Carlos Gardel (1890-1935) e Eine Kleine Nachtmusik, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), até obras menos conhecidas, como os duetos para dois violinos de Reinhold Glière (1875-1956) — compositor cujo nascimento completa 150 anos em 2024 — e o trio instrumental de Gaetano Donizetti (1797-1848), mais conhecido por suas óperas, mas que aqui é representado por um repertório puramente instrumental. O recital conta também com a participação do próprio professor Max Uriarte ao piano, atuando ao lado dos alunos em dois trios, de Mozart e Donizetti.
A música de câmara é considerada por Max Uriarte uma das melhores escolas para o desenvolvimento de jovens músicos. “É nela que eles desenvolvem a escuta, aprendem a dialogar harmonicamente, a controlar e dosar suas intervenções. Também aprendem a se adaptar para formar um todo musical orgânico e a compartilhar uma intimidade musical feita de detalhes expressivos“, destaca. Diferente da prática orquestral, onde os músicos atuam por naipes dentro de um grande conjunto, Uriarte avalia que “na música de câmara todos são solistas”, mas trabalham em um ambiente de colaboração e troca constante.
FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Música no Goethe-Institut
Quando: 2 de julho, quarta-feira, às 19h
Onde: Goethe-Institut Porto Alegre (Rua 24 de outubro, 112, Porto Alegre, RS)
ENTRADA GRATUITA
Fonte: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)
Recital no Goethe-Institut – Credito: Gabriel Bayer
