Espetáculo A Menina dos Olhos d’Água, do Coletivo Gompa, tem apresentação no fim de semana das crianças no Instituto Ling

No fim de semana das crianças, o Instituto Ling recebe o Coletivo Gompa com seu novo espetáculo: A Menina dos Olhos d’Água. A montagem, que conta, com muito carinho, a história de uma menina que vive uma grande mudança depois de passar pela enchente no Rio Grande do Sul, terá única sessão no sábado, dia 11 de outubro, às 15h, com ingressos a preços populares, de R$ 19,80 a R$ 50, à venda no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural.

A peça explora o teatro-cinematográfico, combinando manipulação de objetos com efeitos visuais e cenas reais em vídeo. Indicada para crianças a partir dos seis anos e suas famílias, a obra é estrelada pela atriz Liane Venturella e tem direção de Camila Bauer.

Na narrativa, a menina perde sua casa e seu animal de estimação em uma enchente no sul do Brasil. No albergue, ela faz novos amigos e mostra, pelo seu olhar doce e divertido, como superou esta tragédia. O resultado é um trabalho que fala, de maneira lúdica, sobre temas como pertencimento, exílio, deslocamento, perda e superação. 

O trabalho conta com dramaturgia de movimento de Ceren Oran, dramaturgia de bonecos de Kenia Rodriguez e Dayane Deulafeu Canto, criação de bonecos e máscara por Pedro Girardello, cenografia de Élcio Rossini, desenho de vídeo por Pablo Moins, montagem de vídeos por Raoni Ceccim, trilha sonora assinada por Paola Kirst e Álvaro RosaCosta, além de desenho de luz de Ricardo Vivian e assistência técnica de Thiago Ruffoni.

A apresentação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.

Mais sobre o grupoO Coletivo Gompa é formado por artistas que desenvolvem projetos de experimentação em dramaturgia e linguagem cênica, explorando cruzamentos entre teatro, dança, música, artes visuais e audiovisual, com ênfase na fusão das diferentes artes como princípio narrativo. O grupo investe na criação de obras que ampliam os limites do teatro para adultos e público infantojuvenil. Suas produções partem, em grande parte, de histórias orais e narrativas autobiográficas, com dramaturgia autoral construída colaborativamente. O coletivo já realizou duas coproduções com a Noruega, Inimigos na Casa de Bonecas (2017) e Instinto (2022) — e sua parceria mais recente é com a companhia alemã Ceren Oran & Moving Borders, por meio do Goethe IKF (2024). A colaboração resultou em uma obra de linguagem pesquisada e dramaturgia original, criando um terreno fértil para novas formas artísticas imersivas e sensoriais.

SERVIÇO
Espetáculo A Menina dos Olhos d’Água, do Coletivo Gompa 
Com atuação e manipulação de bonecos por Liane Venturella e direção de Camila Bauer
Dia 11 de outubro, sábado, às 15h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Classificação etária: para crianças a partir dos 6 anos e suas famílias

Fonte: Jéssica Barcellos Comunicação
Espetáculo tem atuação e manipulação de bonecos por Liane Venturella
Crédito da foto: Wallace Goncalves

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.