Espetáculo circense criado por artistas de rua durante as enchentes será apresentado no 10º Sesc Circo em Lajeado

Criado a partir da união de artistas que levaram arte e alegria a abrigos durante as enchentes de maio, o espetáculo “Esplendoroso Meio-Circo” será apresentado, quase um ano depois da tragédia climática, pela primeira vez em Lajeado, no Vale do Taquari. Ele é parte do 10º Sesc Circo, o maior festival circense do Rio Grande do Sul. A montagem é fruto do coletivo Furdunço, que surgiu da mobilização espontânea de artistas de rua e hoje se consolida como um grupo independente comprometido com a difusão da arte circense. Além deste, o coletivo também se apresenta no Sesc Circo com a fanfarra “Folia Fiapo de Manga”, um encontro entre músicos circenses.
O espetáculo foi concebido durante as enchentes, quando artistas começaram a se reunir para realizar apresentações em espaços de acolhimento em Porto Alegre e Região Metropolitana. A arte foi alento a quem estava fora de casa. “Começamos por uma chamada nas redes sociais, depois criamos um grupo de WhatsApp e chegamos a aproximadamente 120 artistas. Hoje, o Furdunço Coletivo de Circo reúne profissionais que se conheceram nessa época e se uniram para trazer arte e acolhimento à população atingida pelas enchentes”, comenta Genifer Gerhardt, umas das criadoras do espetáculo. A partir da experiência, o coletivo se estruturou e passou a se chamar Furdunço, levando circo, música, contação de histórias e outras manifestações culturais a públicos diversos. “Estamos nos firmando como um núcleo de artistas migrantes. Seguimos nos encontrando e afinando nossos olhares para levar arte ao público”, complementa.
A estreia do Furdunço em Lajeado tem um significado especial tanto para o grupo quanto para a cidade do Vale do Taquari. O município foi um dos mais afetados pelas enchentes do ano passado, quando o Rio Taquari atingiu 33,35 metros, a maior marca da história. Reunindo palhaços, malabaristas, percussionistas, violinistas, gaiteiros e pifeiros, o coletivo desembarca pela primeira vez na região, com a mesma premissa de levar alegria por meio da arte circense que cunhou o espetáculo, há quase um ano. “Estamos muito felizes em trazer esse projeto para Lajeado e esperamos que a comunidade participe e se encante com a magia e a diversão da arte circense”, afirma Jane Schoninger, coordenadora de Artes Cênicas e Visuais do Sesc/RS. O grupo se apresenta na sexta-feira, 11/04, no sábado, 12/04, às 20h, e no domingo, 13/04, às 17h.
10º Sesc Circo – Lajeado
Data: De 08 a 13 de abril
Local: Lona Sesc Circo (Av. Piraí), bairros e escolas municipais de Lajeado
Bilheteria: Ingressos gratuitos, com reserva antecipada no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco ou presencialmente no Sesc Lajeado (Av. Senador Alberto Pasqualini, 421)
Informações: Pelo WhatsApp (51) 98924-4318
Programação: www.sesc-rs.com.br/sesccirco
AGENDA
11/04 (sexta-feira)
21h – Folia Fiapo de Manga
Furdunço Coletivo de Circo / RS
Local: Largo da Lona (Av. Piraí)
12/04 (sábado)
20h – O esplendoroso meio-circo
Furdunço Coletivo de Circo / RS
Local: Lona (Av. Piraí)
13/04 (domingo)
17h – O esplendoroso meio-circo
Furdunço Coletivo de Circo / RS
Local: Largo da Lona (Av. Piraí)
Fonte: Moglia Comunicação
Pocket – Cabaré do Amor Rasgado – Crédito: Adriana Marchiori