Espetáculo inspirado nas memórias de Viktor Frankl, sobrevivente do holocausto, tem apresentações em escolas da Capital, Grande Porto Alegre e Vale dos Sinos
O espetáculo Em Busca de Sentido conta histórias e memórias verídicas vividas pelo sobrevivente dos campos de concentração nazista, Viktor Frankl. Baseado em seu livro homônimo, onde o autor oferece à humanidade um relato único sobre a capacidade do ser humano em manter sua liberdade de escolha e a responsabilidade dos seus atos, mesmo diante do sofrimento extremo. Um diálogo atemporal entre o personagem quando jovem e prisioneiro do campo de concentração com ele mesmo, mais velho e consagrado psicoterapeuta. Criando-se na cena uma grande sessão de terapia. A direção é de Flavio Aquino, no elenco Paulo Roberto Farias e Rossendo Rodrigues.
A proposta do projeto é tratar do tema do sofrimento psicológico, depressão, suicídio e sentido da vida, buscando através da arte teatral colorir as vivências do personagem com novas perspectivas de mundo e vida para um novo recomeço. Assim o questionamento é inevitável: o que fazer diante de tanto sofrimento? Devemos seguir dizendo sim à vida? Desta forma chega-se à abordagem principal: o sofrimento lá vivido e os ensinamentos para a epidemia da depressão dos dias de hoje. Criamos um elo entre os campos de concentração e os arames farpados que nós mesmos nos cercamos atualmente.
As apresentações serão oferecidas gratuitamente aos estudantes de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre e do Vale do Sinos. Buscamos a inclusão cultural no processo educacional por meio de técnicas cênicas como ferramenta de aprendizagem. Essa possibilidade de inclusão pela arte provoca a reflexão de jovens em idade escolar sobre suas questões existenciais e subjetivas, apresentando-se como uma excelente oportunidade para abrir novas visões de mundo. Muitos dos impactados pelo projeto não teriam acesso e oportunidade de realizar debates e tocar em assuntos que podem ser considerados tabu ou supérfluos em comunidades carentes ou no ambiente escolar (que já lida com diversos obstáculos materiais, sociais e econômicos). Entendemos que a iniciativa do projeto será importante ao promover o acesso para as artes, formando platéias e também incentivando o diálogo e o pensamento sobre questões emocionais e subjetivas para jovens. Após as apresentações ocorrerá um bate-papo com os alunos, professores e diretores das instituições.
Histórico do projeto – Montado em 2019, teve sua estréia no Congresso Brasileiro de Psicologia na USP. Apresentou-se em diversas escolas da capital paulista e de Ribeirão Preto. Após a pandemia voltou a se apresentar em escolas do RS. Em Porto Alegre no colégio Israelita, além de diversas escolas de Bom Princípio, Tupandi e Feliz.
APRESENTAÇÕES EXCLUSIVAS NAS ESCOLAS
14/09 – Colégio Protásio Alves – Porto Alegre – 10h30min (Avenida Ipiranga 1090 – Azenha)
16/09 – Colégio André Leão Puente – Canoas – 20 horas (Rua Victor Kessler 291 – Centro)
22/09 – Colégio Fernando Gomes – Porto Alegre – 19 horas (Rua Professor Frederico Guilherme Gaelzer 168 – Jardim do Salso)
26/09 – EEEM Emílio Sander – São Leopoldo – 10 horas (Rua Carlos Augusto Berger s/n – Arroio da Manteiga)
27/09 – EEEM Maurício Sirotsky Sobrinho – Novo Hamburgo – 10 horas (Rua Humaitá 465 – Santo Afonso)
29/09 – EEEM Margot Giacomazzi – Canoas – 19h30min (Rua Arroio Teixeira s/n – Jardim Atlântico)
FICHA TÉCNICA
Direção: Flavio Aquino
Produção: Rossendo Rodrigues
Elenco: Paulo Roberto Farias e Rossendo Rodrigues
Trilha original: Flavio Aquino
Iluminação: Giulia Baptista
Coordenação administrativa: Juliana Brondani
Fotografia: Daniel De Los Santos
Vídeo: Edu Rabin
Assessoria de Imprensa: Gustavo Saul
Realização: ATAR – Inteligência Artística
Patrocínio: Ortoponto
Apoiadores: CVV – Centro de Valorização da Vida, ABLAE – Associação Brasileira de Logoterapia e Analise Existencial e FIRS – Federação Israelita do Rio Grande do Sul
Financiamento: Pró Cultura-RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria da Cultura
Duração: 35 minutos + bate papo
Classificação: 14 anos
Fonte: Comica Cultural – Produtora e escola de Teatro