Na próxima sexta-feira (26), a Trensurb, por meio do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), realiza um bate-papo com transmissão ao vivo a respeito do legado de Mario Quintana. Os participantes serão pesquisadores de literatura, estudiosos da obra do poeta: André Mitidieri, Sérgio de Castro Pinto e Sérgius Gonzaga. Para acompanhar a live, basta acessar a página do evento ou a página do EMLsT no Facebook.

Nascido em Alegrete, no interior do estado, em 30 de julho de 1906, Mario Quintana foi escritor, tradutor e jornalista, considerado um dos maiores poetas do Brasil. Ficou conhecido como o poeta das coisas simples graças ao coloquialismo, à fácil compreensão e o forte apelo emocional de seus poemas mais conhecidos, normalmente em prosa. Deixou, porém, uma obra bastante diversificada, transitando por diversas formas e estilos poéticos. Publicou dezenas de livros de poesia e infantis, além de traduzir mais de 130 obras de literatura estrangeira. Faleceu em Porto Alegre, em 5 de maio de 1994. Mario Quintana empresta seu nome ao espaço cultural localizado no túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado da Trensurb, que, desde 2006 – ano do centenário do poeta – recebe exposições fotográficas e artísticas.
 
Para o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres, as lives do Estação Cultural são uma espécie de retomada dos serviços do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb, cujas unidades na estações Mercado e Novo Hamburgo permanecem fechadas desde março em função da pandemia. Porém, para o gerente, essa iniciativa vai além do acesso ao livro, promovendo reflexão e um engajamento diferente com os associados e o público em geral.

Os convidados

André Mitidieri é professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus (BA), no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras – Linguagens e Representações. Lidera o Grupo de Pesquisa “O Espaço Biográfico no Horizonte da Literatura”. É consultor ad-hoc da CAPES, membro do GT Homocultura e Linguagens ANPOLL. Também dirigiu o Programa de Extensão Revisões do Cânone (PECANO), de 2012 a 2020. Possui pós-doutorado em Estudos Literários pela UFRGS; mestrado e doutorado em Letras pela PUCRS, área de concentração em Teoria da Literatura; graduação em Letras pela URCAMP e em História pela URI, Campus Frederico Westphalen.
 
Sérgio de Castro Pinto é poeta, jornalista e professor titular aposentado da Universidade Federal da Paraíba. Defendeu teses de dissertação de mestrado e doutoramento sobre Manuel Bandeira e Mario Quintana. Publicou diversos livros de poesia e de ensaios e venceu o prêmio Guilherme de Almeida, da União Brasileira de Escritores, pelo livro Zoo Imaginário. Conquistou a primeira colocação no Festival de Poesia Falada, de Campos dos Goytacazes (RJ), com o poema Camões/Lampião.
 
Sérgius Gonzaga  é professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De 2005 a 2012, foi secretário de Cultura de Porto Alegre e, atualmente, é coordenador de Literatura e Humanidades nessa Secretaria. Entre seus diversos livros lançados, está o Curso de Literatura Brasileira (7ª edição). Neste ano, deve lançar seu próximo livro: O Esplendor da Ficção, sobre o “boom” latino-americano.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.