Estância da Arte chega à Expointer com sua quarta edição

A cultura campeira ganha protagonismo na Expointer mais uma vez com a 4ª edição do projeto Estância da Arte. Com o tema “Sem Fronteiras”, a exposição deste ano, que ocorrerá de 24 de agosto a 1º de setembro junto com a feira, convida o público a explorar novos olhares sobre a vida no campo. Ao todo, o espaço terá 48 obras, criadas por sete artistas, incluindo três nomes internacionais: um uruguaio e dois argentinos, e pelo curador da mostra, Marciano Schmitz.

Em 2023, a mostra, que fica localizada no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, bateu recorde de público. Foram 40 mil visitantes. Nesta edição, o Estância da Arte espera receber 50 mil pessoas e se destacará pela diversidade de temas e estilos, proporcionando uma experiência imersiva no universo campeiro. As obras escolhidas incluem pinturas, esculturas e desenhos que retratam desde o dia a dia do gaúcho até paisagens, tradições e a riqueza cultural dos pampas. 

Novidades da edição de 2024
Uma das principais novidades desta edição é que o curador da mostra será homenageado com um espaço para apresentar suas obras. Além dele, participarão da exposição os artistas brasileiros Caé Braga, Lauren De Bacco, Mauricio Fidelis e Voldinei Lucas. Completam a lista o uruguaio ⁠Nakle, que há anos reside em Porto Alegre, e os argentinos Aldo Chiappe e Nazareno Gonzalez, que vão expor suas obras no Brasil pela primeira vez. “Todos os artistas trarão perspectivas únicas sobre a cultura campeira, expandindo os horizontes da exposição, que celebra a arte sem fronteiras“, ressalta Daniel Henz, sócio da produtora cultural Simples Assim, responsável pela realização do projeto. 

Escultura “No corredor” do gaúcho Caé Braga será uma das obras presentes na mostra

Inclusão é novamente um pilar da exposição
Tendo a inclusão como um dos seus principais pilares, o projeto novamente oferecerá uma série de recursos, como audiodescrição das obras, rampas de acesso, pranchas táteis – para que deficientes visuais possam sentir texturas e materiais –, guia vidente e mediação em libras, garantindo o acesso de todos os públicos à exposição. Haverá também intérpretes de espanhol e inglês para visitantes que não falam português.

O Estância da Arte é mais do que uma mostra artística coletiva. É um espaço para celebrar a cultura campeira e as expressões artísticas em suas diversas formas. A cada ano, buscamos aprimorar a experiência do público, trazendo novos artistas com novas perspectivas e técnicas. Nesta edição, com a temática ‘Sem Fronteiras’, convidamos todos a explorarem a vida no campo a partir de olhares de diversos lugares que também estão conectados com o universo da vida nos pampas, sejam gaúchos, argentinos ou uruguaios. A cultura ultrapassa os limites e traçados dos mapas”, destaca Henz. 

O projeto Estância da Arte, PRONAC 234534, conta com patrocínio master do Banco de Lage Landen, patrocínio de Agrofel, Marcher Brasil e Guaibacar. A realização é da produtora cultural Simples Assim e Ministério da Cultura do Governo Federal – União e Reconstrução, através da Lei de Incentivo à Cultura. 

SERVIÇO
O quê: Exposição Sem Fronteiras, espaço Estância da Arte
Quando: 24 de agosto a 1º de setembro de 2024, das 8h às 20h
Onde: Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio/RS
Entrada: Gratuita para os visitantes da Expointer

Fonte: Efe Reputação
Obra Mañanas de mayo, do argentino Nazareno Gonzalez fará parte da exposição

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.