Home Jornal da Capital É Notícia Estão abertas as inscrições para a Oficina de Animação

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Animação

372
0

A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) – instituição da Sedac – abre inscrições gratuitas para a Oficina de Animação, que será ministrada pela professora e  mestre em Meios e Processos Audiovisuais, Marina Kerber. Dispomos de apenas 20 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição.  Interessados devem se matricular até o dia 18 de maio, pelo link na bio do Instagram @ieciners.

O curso, que integra o projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande, propõe difundir conhecimento teórico e prático sobre Animação e será realizado nos dias 19 de maio (das 14h às 17h), de 20 a 22 de maio (das 14h às 18h), e de 26 a 29 de maio (das 14h às 18h). A atividade será desenvolvida, presencialmente, no espaço do Laboratório Iecine Odilon Lopez e na sala do Centro de Desenvolvimento da Expressão – CDE, no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana.

“Marina Kerber simboliza a novíssima geração de animadoras gaúchas. Sua oficina apresenta, de forma prática, os fundamentos da animação, com questões autorais e buscando o desenvolvimento da linguagem através de exercícios e experimentações”, destaca Zeca Brito, diretor do Iecine.

PROGRAMA
Breve panorama histórico do desenvolvimento da Animação;
Exercícios práticos relacionados à trajetória desta arte até os dias de hoje;
Conhecimentos básicos para se fazer uma animação em técnicas de quadro a quadro (flipbook, recorte, pixilation e stop motion), que vai permitir a continuação das experiências criativas dos alunos, de forma independente, após a oficina.

Ministrante – Marina Kerber é multiartista e mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela USP. Atua profissionalmente em diversas áreas, como animação, artes visuais e design gráfico. É professora de animação com experiência em projetos sociais e culturais (Cine Esquema Novo, Festival Santa Cruz de Cinema, RS Music LAB, entre outros). Foi artista convidada da primeira edição de Encontros Projetados promovido pelo Goethe-Institut Porto Alegre, na qual, teve uma seleção de animações suas, e de Lotte Reiniger, projetadas nas fachadas de prédios e paredes do Centro Histórico de Porto Alegre. Fez parte da equipe de animação da série infantil  Jogos de Inventar, da Bactéria Filmes. Como diretora audiovisual participou de diversos festivais com filmes que misturam live action com animação como O Céu da Pandemia e Visão Embaçada (Festival de Gramado, Fantaspoa at home, Cinema Negro em Ação, Diálogo de Cinema, entre outros). Atualmente, trabalha como motion designer para publicidade, está na equipe de animação de uma série infantil e no início de 2022 teve seu trabalho em artes visuais exposto na Galeria Mario Quintana em Porto Alegre, a convite do Sesc/RS.

           

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here