Estudantes de Porto Alegre participarão de simulações da ONU em Harvard e Yale

Dois estudantes do Colégio Marista Rosário de Porto Alegre embarcam na próxima quarta-feira (17/1) rumo aos Estados Unidos para participar de simulações diplomáticas nos moldes das assembleias da ONU (Organização das Nações Unidas). Os eventos acontecem em duas das mais prestigiadas universidades norte-americanas, Harvard e Yale.

Selecionados entre estudantes de várias partes do mundo, os rosarienses Juliana Fischborn Soares e Henrique Cassini, respectivamente do 1º e 2º ano do Ensino Médio, participarão dos chamados “Model United Nations” (MUN’s), em que representarão diplomatas de diferentes países, a fim de discutir em um colegiado internacional e buscar soluções para temas de interesse global.

Eventos de simulação de diplomática proporcionam aos participantes o desenvolvimento do diálogo, do protagonismo e da cooperação, bem como diversas outras competências e habilidades, conforme destaca Guilherme Hillesheim Silva, professor de História e responsável pelo Clube de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas do Marista Rosário.

“A chance de conviver e debater com indivíduos de diversas partes do planeta acaba transcendendo o elemento acadêmico. É perceptível o ganho, em termos de formação social, daqueles que participam, pois buscam soluções para problemas reais diante de colegas com backgrounds culturais, políticos e econômicos discrepantes. A síntese do ideal de educação se materializa naquele ambiente: jovens com perspectivas diferentes, mas que anseiam por resultados comuns, como um mundo mais justo e fraterno”, explica o educador.

Inicialmente, os estudantes desembarcam na Yale University, no estado de Connecticut, onde ocorre o primeiro evento, entre os dias 18 e 21 de janeiro. São esperadas mais de 80 delegações internacionais, conforme a organização do evento.

No dia 23, os alunos viajam à Massachusetts, onde participam da Harvard Model United Nations (HMUN), considerado o maior e mais concorrido evento de simulação diplomática do mundo. O HMUN contará com atividades até o dia 28/1.

Fonte: Leandro Duarte – Jornalista

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.