Exposição – A propriedade e o Registro na era digital

Com realização da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Fundação Teatro São Pedro, a exposição A propriedade e o Registro na era digital: 160 anos do Registro de Imóveis da 1ª zona de Porto Alegre estará instalada no Foyer do Multipalco Eva Sopher, com entrada franca, de 18 de julho ao dia 17 de agosto, data que encerra as comemorações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Os 160 anos da primeira zona do Registro de Imóveis de Porto Alegre traduzem a celebração da própria história do Rio Grande do Sul.
A exposição conta a história dos registros, desde os livros e manuscritos até a era digital. A propriedade, da cidade e, de algum modo, as pessoas que nela viveram e vivem, são retratadas nesta exposição que homenageia os 160 anos do 1º Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul.
A curadoria é de João Pedro Lamana Paiva, titular da 1ª zona de Porto Alegre, e de Angela Cristina Costa, arquiteta da Fundação Teatro São Pedro, que também assina o projeto expográfico. A coordenação e execução do projeto é de Daniela Beling, diretora de planejamento da Fundação Teatro São Pedro e de Samantha Zenker Gonçalves, assessora da 1ª zona de Porto Alegre.
A missão dos serviços prestados pelo Registro de Imóveis é a de facilitar a vida dos cidadãos, contribuindo para a construção de uma sociedade solidária, com relações harmônicas, menos conflituosas e judicializadas. Atualmente, existem seis zonas imobiliárias em Porto Alegre, todas oriundas do Primeiro Registro de Imóveis.
Segundo Antonio Hohlfeldt, presidente da Fundação Teatro São Pedro: “O 1º Cartório é, de fato, hoje em dia, uma instituição que guarda, materialmente falando, boa parte da história da cidade, através dos documentos de registro, o que funciona como uma espécie de carteira de identidade imobiliária, legitimando e legalizando a existência de uma propriedade imobiliária. Assim se contam as histórias das regiões e das cidades”.
Do registro das residências de Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros até o registro de importantes espaços culturais, como o Theatro São Pedro, o Paço Municipal e o prédio do Tribunal de Justiça, todos fazem parte do acervo do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre.
As ações da 1ª zona do Registro de Imóveis de Porto Alegre são retratadas, nesta exposição comemorativa, evidenciam que o sistema registral não só organiza o território urbano, mas também protege a história e os marcos identitários da nossa coletividade.
FICHA TÉCNICA
Curadoria: João Pedro Lamana Paiva e Angela Cristina Oliveira da Costa
Projeto Expográfico: Angela Cristina Oliveira da Costa
Coordenação do Projeto: Daniela Beling Pinheiro e Samantha Zenker Gonçalves
Arte/ Design Gráfico: Diego da Maia, Julia Hoppe e Julia Muri
SERVIÇO
A propriedade e o Registro na era digital: 160 anos do Registro de Imóveis da 1ª zona de Porto Alegre
Data: De 18 de julho a 17 de agosto de 2025
Local: Foyer do Multipalco Eva Sopher
Visitação: de terça a domingo, a partir das 12h (até o horário de término dos espetáculos dos teatros do complexo cultural).
ENTRADA FRANCA
Fonte: Imprensa Theatro São Pedro