Home Jornal da Capital Cultura Exposição Comemorativa – 75 Anos da Aliança Francesa em Porto Alegre

Exposição Comemorativa – 75 Anos da Aliança Francesa em Porto Alegre

682
0

A Aliança Francesa de Porto Alegre (AFPOA), celebra seus 75 anos de atuação na capital gaúcha (1945-2020), apresentando no Memorial do Rio Grande do Sul uma exposição comemorativa que relembra e comemora estas décadas de atividades. O início da visitação será no dia 11 de março, a partir das 10h, sendo que no mesmo dia, às 20h haverá a abertura virtual, transmitida pelas redes sociais da AFPOA (Facebook e YouTube), divulgando a inauguração oficial.

A mostra foi configurada pelo curador convidado, José Francisco Alves, que é Professor e Doutor em História da Arte, com o objetivo de disseminar, ao público geral, a história e a missão empreendida pela Aliança Francesa em Porto Alegre, desde a sua criação, em 1945, até o presente, da seguinte forma:

1. Na “Sala Múltiplos Usos” serão apresentados três tipos de informação: gráfica, documental e audiovisual. Primeiramente, uma enorme Linha do Tempo, ricamente ilustrada, ano a ano, com atividades realizadas, promovidas e apoiadas pela instituição. Em vitrines distribuídas pelo espaço constarão documentos e iconografia originais da AFPOA. Em um monitor, será apresentado um videodocumentário, produzido especialmente para a mostra, com depoimentos de personalidades, dirigentes, professores, profissionais, artistas e alunos que passaram pela instituição, contribuindo nesta história;

2. Nas “Salas do Tesouro”, haverá a exposição de um conjunto de aproximadamente 40 obras de arte, intitulado Aliança Francesa em Porto Alegre: Sete décadas de arte, de autoria de 24 artistas (alguns falecidos), que desde a década de 1950 participaram de exposições nas sedes da AFPOA, ou em mostras externas realizadas com a chancela da instituição. São trabalhos em diversas técnicas e linguagens, exemplificativos das várias gerações artísticas, sob autorias de: Alexandre Nadal, Alice Soares, Aloysio Zaluar, Amélia Maristany, Cláudio Carriconde, David Ceccon, Gilberto Perin, Ivandira Dotto Saldanha, Ivo Bender, João Faria Vianna, Joaquim da Fonseca, Leandro Machado, Letícia Lopes, Lia Achutti, Maria Nazaré Melo, Maria Tomaselli, Paulo Porcella, Plínio Bernhard, Regina Silveira, Sueli Ana Kelling, Trindade Leal, Vasco Prado, Yeddo Titze e Zorávia Bettiol.

Aliança Francesa [AF] é uma organização internacional fundada em Paris, em 21 de julho de 1883, com o objetivo de difundir através do mundo a cultura francesa e seus valores fundamentais. Suas primeiras diretorias contaram com personalidades como Louis Pasteur e Jules Verne. A atuação da AF pelo mundo, nesses quase 138 anos de existência, alcança hoje 832 locais, em 132 países, presente nos 5 continentes. Além de ser a porta de entrada para a cultura francesa, por meio do ensino da língua francesa, a AF trabalha em prol de intercâmbios e como centro de referência do pensamento francês, para o qual desempenha atividades de divulgação, eventos culturais e artísticos, sejam de iniciativa própria ou no apoio às realizações de parceiros governamentais, institucionais e privados nestes países. As Alianças Francesas locais, instituições sem fins lucrativos, mantêm vínculos com a sede mundial da organização – La Fondation des Alliances Françaises –, em Paris, e com o Ministério das Relações Exteriores da França. A primeira Alliance Française no Brasil foi fundada na cidade do Rio de Janeiro, em 1885.

Visitação – A Exposição Comemorativa – 75 Anos da Aliança Francesa em Porto Alegre estará aberta ao público de 11 de março a 24 de abril de 2021, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio. O uso de máscara é obrigatório e a quantidade máxima será de 6 pessoas por sala, conforme as diretrizes de distanciamento social. A instituição conta com seguranças responsáveis pela medição da temperatura dos visitantes e dispõe de álcool em gel para sanitização das mãos.  Entrada gratuita.

Abertura virtual da Exposição Comemorativa – 75 Anos da Aliança Francesa em Porto Alegre
Quinta-feira, 11 de março de 2021, às 20h, com intérprete de Libras e transmissão pelas redes sociais da AFPOA
YouTube: www.youtube.com/aliancafrancesadeportoalegre 
Facebook: www.facebook.com/afportoalegre

Visitação presencial
De 11 de março a 24 de abril de 2021, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h (capacidade máxima de 6 pessoas por sala)
Local: Memorial do Rio Grande do Sul, Rua 7 de Setembro, 1020 – Centro Histórico, Porto Alegre
Entrada Franca

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here