Jornal da Capital

Noticias/informações gerais sobre Porto Alegre
Exposição em homenagem a Carlito Carvalhosa pode ser visitada até 10 de setembro no Instituto Ling

Primeira mostra no Brasil a reunir as obras de Carlito Carvalhosa desde o seu falecimento, em maio de 2021, a exposição Linhas do Espaço Tempo está em cartaz no Instituto Ling, em Porto Alegre, até o dia 10 de setembro. A exibição em homenagem a um dos maiores nomes da arte contemporânea brasileira apresenta uma linha do tempo dos mais de 35 anos de carreira do artista. Com enfoque retrospectivo e prospectivo, a mostra é estruturada por obras-símbolos de diferentes fases, com registros e documentos, como os caderninhos de criação de Carlito que, até então, eram desconhecidos pelo grande público, e uma inédita instalação site-specific com postes de madeira.

A exposição tem entrada franca e pode ser conferida em visitas livres de segunda a sábado, das 10h30 às 20h, ou em visitas mediadas pela equipe do educativo do centro cultural nas sextas e sábados, às 16h e às 18h, mediante agendamento prévio e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Antes ou após a visita, o público também pode conferir gratuitamente, no YouTube do Instituto Ling, um minidocumentário sobre a exposição Linhas do Espaço Tempo: Carlito Carvalhosa. Assinado pela produtora Eroica Conteúdo, o vídeo apresenta os bastidores da montagem da mostra e traz depoimentos do curador Daniel Rangel e da esposa de Carlito, Mari Stockler. No canal, também é possível conferir o bate-papo que marcou a abertura da mostra, em junho deste ano. 

Carlito Carvalhosa – A obra de Carlito Carvalhosa (1961-2021) envolve predominantemente as linguagens da instalação, da pintura e da escultura. Nascido em São Paulo, ele ficou radicado por muitos anos no Rio de Janeiro. Nos anos 1980, integrou o Grupo Casa 7, em São Paulo, do qual faziam parte também Rodrigo Andrade, Fábio Miguez, Nuno Ramos e Paulo Monteiro. As tendências do neoexpressionismo eram visíveis na produção desses artistas, sobretudo a utilização de superfícies de grandes dimensões e a ênfase no gesto pictórico. No fim dessa década, após a dissolução do grupo e alguns experimentos com encáustica, Carvalhosa concebeu quadros com cera pura ou misturada a pigmentos. Nos anos 1990, dedicou-se à produção de esculturas de aparência orgânica e maleável, utilizando materiais diversos, caso das “ceras perdidas”. Ainda em meados dessa década, fez também esculturas em porcelana. A partir do início dos anos 2000, o artista começou a realizar pinturas sobre superfícies espelhadas. Carvalhosa também realizou instalações em que, além de técnicas usuais, fez uso de materiais como tecidos e lâmpadas.
A exposição Linhas do Espaço Tempo: Carlito Carvalhosa é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo, com patrocínio da Crown Embalagens e Fitesa.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – ARTE
Exposição Linhas do Espaço Tempo: Carlito Carvalhosa
Artista: Carlito Carvalhosa 
Curador: Daniel Rangel
Período de visitação: de 21 de junho a 10 de setembro
Visitas sem mediação: livres, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
Horários com mediação: sextas e sábados, às 16h e às 18h, mediante agendamento prévio e sem custo no site www.institutoling.org.br 
Local: Galeria do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca


Fonte: Jéssica Barcellos Comunicação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.