Exposição Túnel do Tempo encerra comemorações dos 250 anos de Porto Alegre

Que tal deixar uma mensagem para a futura comunidade de Porto Alegre? A provocação é uma das propostas da exposição “Túnel do Tempo”, projeto que convida o visitante a mergulhar nos vários momentos da cidade. Um mergulho poético na história particular de um povoado que virou cidade, com suas iconografias, formas, memórias, rostos e contornos.

O projeto, que recebe apoio financeiro através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e do Ministério da Cultura, apoio da TVE e prefeitura de Porto Alegre, patrocínio de Ventos do Sul, Marcher Brasil e Santander, traz fragmentos vivos da cidade via acervos particulares e de pesquisa em museus da cidade, em particular o da Fototeca Sioma Breitman, do Museu Joaquim Felizardo. 

A mostra encerra as comemorações dos 250 anos de Porto Alegre e tem entrada gratuita. Acontece entre os dias 20 a 26 de março, entre 9h e 18h, no subsolo do Paço Municipal. Não é necessário realizar reservas. 

A produção dos conteúdos, curadoria e coordenação criativa é do cineasta Rene Goya Filho. Já o ambiente de fotografia — Tempos Translúcidos — conta com a curadoria do fotógrafo Raul Krebs.  No local, haverá espaços projetados, criados pela arquiteta Daniela Jaques. Neles, o público é convidado a fazer um trajeto no Paço Municipal e sentir a cidade por conteúdos multissensoriais.

Crédito: Museu Joaquim Felizardo

Durante os seis dias, teremos um espaço de imersão unindo tecnologia e poesia. Nesse clima disruptivo, queremos convidar as pessoas a refletir sobre a trajetória da cidade até aqui, além de buscar soluções para os desafios do presente e ideias para o futuro”, afirma Rene Goya, curador do Túnel do Tempo. 

Crédito: Museu Joaquim Felizardo

A exposição conta com cinco áreas distintas, sendo resultado de uma parceria múltipla, entre o projeto, a TVE, o Museu Joaquim Felizardo e acervos pessoais. Através de projetores, som estéreo, painéis de led, desenhos, motion graphics e fotos, o roteiro, criado considerando a experiência do usuário, irá narrar memórias que ultrapassam tempo e espaço.

A ideia é também aproximar a sociedade do contexto de construção da cidade. Estão programados, inclusive, cinco excursões com escolas públicas para criar essa raiz nos pequenos, os quais são parte importante na engrenagem do amanhã“, destaca Graciela Zunino, sócia da Grupo Consultoria, idealizadora do Túnel do Tempo.  

OLHAR DO AMANHÃ – Haverá um espaço para o público escrever mensagens, a Cápsula do Tempo, fazendo com que esta trilha imersiva se conecte e celebre o que há de vir, propondo que a própria população reflita sobre o caminho de Porto Alegre.

SERVIÇO
O quê: Túnel do Tempo
Quando: A partir de 20 de março
Ingressos: entrada gratuita
Onde: Paço Municipal (Praça Montevidéu — SN — Centro Histórico)
Horários: 09h às 18h

Fonte: Pulso Comunicação Criativa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.