Farmácias e padarias serão os novos canais de venda para os naturais em 2023

A Shambala Naturais, baseada em Gravatal (SC), encerra 2022 – quando completou 35 anos de existência – com estabilidade. Constantino de Freitas, CEO, faz um balanço do desempenho da marca e conta que neste ano a empresa se comportou de acordo com a demanda do mercado. “Lançamos 21 produtos diferentes, a partir de pedidos dos clientes detectados no processo de vendas”, explica o empresário.

Presente em 18 estados, a marca tem Santa Catarina e Rio Grande do Sul como seus principais mercados. As lojas de produtos naturais são responsáveis por 68% das vendas. Constantino conta que a ênfase para 2023 será abrir novos mercados através da diversificação dos canais. A empresa deve entrar com mais força em farmácias e padarias, buscando ampliar as vendas de 5% para, pelo menos, 10% nestes espaços. “Os consumidores que buscam mais saúde, também compram produtos e suplementos naturais em farmácias”, explica, acrescentando que o segmento de padarias já usa ingredientes naturais em suas produções. “Assim, as vendas passam a ser uma extensão”, argumenta. Além disto, no planejamento do próximo exercício está a entrada nas grandes redes de supermercados, além dos primeiros passos para a conquista de novos mercados no exterior, com foco no Uruguai e Argentina, com possibilidades de entrar com toda sua linha.

Constantino de Freitas, CEO/divulgação

Linhas de produtos – A Shambala Naturais encerra 2022 trabalhando com 560 itens consolidados entre suplementos, alimentos prontose ingredientes naturais. De acordo com o CEO, no próximo ano a empresa deve lançar 30 produtos novos nas linhas de suplemento em pó e cápsulas, óleos de coco e uma linha de florais de Bach com 18 fórmulas. Também deverá direcionar atenção especial ao desenvolvimento de produtos sem glúten, como granolas, aveia e biscoitos, já que a demanda por essa categoria vem crescendo. 

Redução nos custos de produção também está na pauta para 2023 e um dos caminhos é a automatização da fábrica com máquinas para embalar e novos fornos. Além disto, há a previsão de inaugurar – em fevereiro –   um novo galpão com 1000m² e novos escritórios.

Uma novidade que reforça o DNA sustentável da Shambala Naturais é o estreitamento da relação com novos fornecedores, principalmente, com indústrias que trabalham com a população indígena e o “povo da floresta”, principalmente no extrativismo vegetal da Castanha do Brasil na região da Floresta Amazônica. Além disto, a indústria do gaúcho radicado em Santa Catarina, deve fortalecer as importações com indústrias fornecedoras de matérias-primas dos Estados Unidos, Argentina e Turquia.

Fonte: CCMS Multicomunicação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.