Federação Israelita do Rio Grande do Sul elege nova presidência

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) elegeu uma nova presidência para o biênio 2025-2026. A partir de janeiro, a presidência será assumida por Daniela Russowsky Raad, de 34 anos, que se torna a mulher mais jovem a ocupar o cargo na história da federação e, também, a segunda mulher a liderá-la, um marco significativo para a FIRS.
Daniela Russowsky Raad já integra a atual gestão, que tem como presidente Marcio Chachamovich, ocupando o cargo de vice-presidente, e sua eleição para a próxima presidência é vista como a continuidade de um trabalho dedicado à comunidade judaica e à sociedade em geral. A nova presidente traz consigo uma forte bandeira de atuação: o combate ao antissemitismo, uma das principais prioridades de seu mandato. Ela pretende fortalecer os laços entre a comunidade judaica e a sociedade maior, com projetos que promovam a educação, a tolerância e a solidariedade, que são pilares na identidade judaica.
Em sua primeira fala após a eleição, Daniela expressou seu entusiasmo com a oportunidade de assumir a presidência da FIRS, destacando que a nova etapa é um convite ao trabalho conjunto e ao engajamento da comunidade. “É uma honra e uma felicidade poder trabalhar mais intensamente pela nossa comunidade, ainda mais em tempos desafiadores. A comunidade judaica tem muito a oferecer, e estou certa de que, trabalhando juntos, podemos fortalecer nossos laços e garantir que os valores de respeito às diferenças, liberdade, tolerância e solidariedade sejam sempre defendidos”, afirmou a nova presidente.

Daniela Russowsky Raad, cuja história pessoal já reflete a diversidade, é neta de Daniel e Georgete Raad (seus avós paternos) e de Bóris e Clara Russowsky (seus avós maternos), sendo, por tanto, descendente tanto de judeus quanto de libaneses. Para ela, a tolerância e o respeito às diferenças não são apenas um tema de seu trabalho, mas uma parte fundamental de sua identidade. “Em um momento em que a intolerância e o ódio são disseminados de forma irresponsável, é crucial que nos mantenhamos como uma voz ávida na defesa dos nossos valores fundamentais, como o respeito à vida e à liberdade. A diversidade é parte da nossa cultura e da nossa essência, enquanto comunidade“, relatou.
A nova gestão da FIRS, sob sua presidência, trará iniciativas que buscam, além do combate ao antissemitismo, fortalecer a identidade judaica na região e promover a aproximação com diferentes comunidades, contribuindo para a sociedade em diversas áreas. A nova diretoria traz consigo, também, uma nova geração de lideranças. O mandato de Daniela Russowsky Raad à frente da FIRS começará em janeiro de 2025 e se estenderá até o final de 2026.
Com Daniela na presidência, a nova gestão da FIRS será integrada pelos seguintes nomes
DIRETORIA EXECUTIVA
Vice-presidentes
Fernando Salama
Rafael Korman
Jacques Pricladnitki
Carlo Stifelman
Diretores
Cynthia Berlim
Daniel Soibelmann
Rodrigo Papaleo
Barbara Russowsky
Rafael Moris Eilberg
Georgia Raad
Regis Radin
Bernardo Press
Conselho Fiscal
Claudio Matone
Marcelo Chachamovich
Mauricio Sirotsky
Georgia Raad
Conselho
Sebastian Watenberg
Marcio Chachamovich
Albert Poziomyck
Zalmir Chwartzmann
Ricardo Russowsky
Mario Anspach
Iboty Ioschpe
Fonte: Camejo
Daniela Russowsky Raad/divulgação