Festival de Artes Integradas Ngoma será realizado dia 22 de dezembro, no novo espaço do Sindicato dos Bancários

Para marcar a importância e a abrangência desse festival, uma grande mostra com shows, oficinas, palestras, artesanato, será realizada no Sindicato dos Bancários, no centro da cidade. Multifacetado, o Festival de Artes Integradas Ngoma visa celebrar a diversidade e a riqueza das artes reunindo diversas formas de expressões artísticas, principalmente música, grafite, dança, literatura e circo, promovendo a inclusão, a criatividade e a interação cultural entre diversos públicos.

Realizado pela AFASO (Associação Famílias em Solidariedade), o Projeto Ngoma tem a curadoria de Dessa Ferreira e Gutcha Ramil, que são as criadoras do grupo Ngoma, núcleo de vivências em cultura Afro Brasileira. O núcleo nasce a partir da necessidade de multiplicar saberes, vivências e criar suas próprias narrativas, sendo mais um espaço de combate ao racismo através da música, arte, cultura e educação, entendendo o tambor (ngoma em Bantu) como um símbolo de resistência e ferramenta de sensibilização, fortalecimento e autoconhecimento.

Um ponto relevante da realização do Festival, são seus convidados, oportunizando às crianças e adolescentes que participam dos projetos sociais que o projeto vem oferecendo, de estarem ao lado destes artistas e a experiência de se apresentarem em um palco estruturado e com condições profissionais para a execução de um espetáculo. “Queremos dar esse estímulo, oportunizar o fazer artístico enquanto uma possibilidade de atuação profissional dentro do mercado criativo”, afirmam as curadoras.  

Mãe Beth de Oxum – Arquivo pessoal

Além dos artistas convidados – Maracatu Truvão, Mika e Arte Rima , Samba do Arvoredo, Mãe Beth de Oxum e o Ngoma, que farão suas apresentações musicais – o Ngoma programou, oficinas de música, de construção de tambores, de grafite, exposição de fotos, entre outras atrações e atividades formativas. Um dos destaques da programação inclusive é a exposição fotográfica Olhares da Bonja, que traz imagens produzidas pelos educandos e que apresentam a perspectiva dos adolescentes sobre a comunidade em que vivem. A exposição será organizada pelo fotógrafo e oficineiro Josemar Afro vulto, profissional do setor audiovisual de ampla trajetória e reconhecimento na cena da cidade, participando de importantes exposições de artes visuais.  

Além das apresentações artísticas, o festival terá reflexão com o grupo ECOA, de Educação Ambiental, feira de produtores locais e espaço estruturado para os comerciantes locais realizarem a venda de alimentação e bebidas. O Festival de Artes Integradas Ngoma conta com o apoio de diversas instituições como a ONG Do Povo de Alvorada, O SindiBancários e o I TEIA de matriz africana. O evento é aberto a todos e se inicia às 9h da manhã, seguindo até às 20h.

Festival de Artes Integradas Ngoma
Dia 22 no SindiBancários – Rua Riachuelo 661 / Centro histórico
Entrada franca
Classificação livre

Siga as redes
@afaso
@Ngoma

Fonte: Bebê Baumgarten Comunicação
20 anos Maracatu Truvão – Laura Testa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.