Festival Mundial do Churrasco celebrou cultura do assado no Parque Harmonia

No sábado, 5 de julho, a capital gaúcha recebeu o Festival Mundial do Churrasco, no tradicional Parque Harmonia. Promovido por Festival Destemperados e Grupo Austral, o evento integra o movimento “Porto Alegre Capital Mundial do Churrasco”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com a iniciativa privada, que busca valorizar o turismo gastronômico, a tradição gaúcha e a cultura local.
Com curadoria do renomado chef Marcos Livi, idealizador da premiada experiência “A Ferro e Fogo”, o festival recebeu um público de cerca de 800 pessoas, com uma imersão completa no universo do churrasco e da comida campeira, reunindo gastronomia, entretenimento, conhecimento e cultura em um só espaço.
Cerca de nove estações de assado na brasa, comandadas por chefs de diferentes regiões do estado, ofereceram ao público desde cortes tradicionais até preparos autorais com influências de diversos estilos e culturas, preparadas por nomes como Jorge Aita, Ana Rita, Marcelo Bolinha, Capitão Rodrigo Bueno, Guincho, Marcio Avila, Neto Leal, Pablo Clausell, Schima , e o próprio Marcos Livi.
A programação também contou com o espaço Churras Summit, patrocinado pelo Banrisul, com uma programação de talks com a presença de chefs, especialistas e entusiastas do fogo, que compartilharam técnicas, histórias, curiosidades e dicas sobre a arte de preparar alimentos na brasa.
Além disso, o evento contou com uma feira temática, espaço de cutelaria e atrações culturais como Brazza Boogies Sounds, Highlab, Johnny 420 e Lê Zluhan.

A partir desta edição, os idealizadores do projeto planejam expandir o evento para três dias, aprofundando ainda mais os temas abordados, incluindo atrações nacionais no palco principal e recebendo um público estimado entre 4 e 5 mil pessoas.
Paralelamente, está em desenvolvimento uma nova iniciativa para 2026, que prevê, durante o mês do festival, a ampliação de ativações em churrascarias e restaurantes especializados em assados, além da realização de eventos temáticos de churrasco. O objetivo é transformar esse período em um grande atrativo turístico, dentro do projeto Porto Alegre – Capital Mundial do Churrasco, com ações de mídia e promoção em âmbito regional e nacional.
O Festival Mundial do Churrasco contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Governo Federal do Brasil e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Fonte: Andressa Riquelme – Assessoria de Comunicação
Festival do Churrasco por Patrick Rodeghiero