O longa de ficção científica “Contos do Amanhã”, escrito e dirigido por Pedro de Lima Marques, estreia em circuito comercial nas principais capitais brasileiras a partir do dia 9 de dezembro.

Em 2165, o sequestro de Michele Medeiros (Daiane Oliveira) coloca a cidade-estado Porto 01, o último reduto humano, em guerra. Jeferson (Bruno Barcelos), um adolescente que vive em 1999, na véspera do bug do milênio, recebe misteriosos áudios do futuro. Com uma Internet muito lenta, ele precisará encontrar uma forma de salvar a humanidade.

A produção nacional entra em cartaz na semana do dia 11 de dezembro, Dia da Ficção Científica Brasileira, em homenagem ao nascimento do escritor Jeronymo Monteiro (1908-1970), considerado o pai da ficção científica nacional. Aventura adolescente recheada de efeitos visuais e referências aos anos 1990, “Contos do Amanhã”, conta com um elenco de mais de 100 atores e figurantes – escolhidos em uma chamada pública que reuniu mais de 700 candidatos.

Passado e futuro colidem no filme que reconstitui 1999, com computadores 486 e internet discada, enquanto imagina o mundo do século XXII com naves e aparatos high-tech. “Tenho a intenção de propor um caminho narrativo e estético diferente – que viabilize novos universos”, diz Pedro de Lima Marques, que estreia na direção de longas. Entre as referências citadas pelo cineasta estão os animes “Ghost in the Shell” e “Akira” e os filmes da série “Matrix”.

Veículos e cenários virtuais foram criados pelo próprio diretor em sua empresa de efeitos visuais, a Forno FX. “Podemos criar mundos novos. Não é um monopólio do estrangeiro”, acredita Pedro. “E pode ser da nossa forma, do nosso jeito”, conclui. O trabalho começou ainda em 2014, com filmagens em Porto Alegre, litoral e serra gaúcha. Toda a pós-produção foi feita no Brasil. Com baixo orçamento e muita criatividade, Pedro estima que mais de 500 planos do filme tiveram algum retoque digital.

O filme chega aos cinemas brasileiros depois de colecionar 27 seleções e 15 prêmios em festivais de cinema de gênero em 12 países, incluindo o Boston Sci-fi Film Festival, um dos mais importantes eventos da categoria. Já a curadoria do Other Worlds Film Festival (EUA), de onde o longa saiu com o prêmio de melhor direção de arte, descreve o longa como um coming of age “Matrix”, com menos lutas e mais romance. Além de visões do futuro, o protagonista tem que lidar com seus relacionamentos que não engrenam, as provas do colégio e as preocupações exageradas de sua mãe.

Contar histórias fantásticas para o mundo é o lema de Daniela Israel, que assina a produção. “O nosso desafio é construir um cinema brasileiro de ficção científica – um cinema acessível e que dialogue com o público e fãs do gênero”, explica. A produtora executiva Luciana Druzina vê o lançamento nos cinemas como uma grande oportunidade para colocar em destaque o cinema sci-fi nacional. “Queremos sensibilizar o máximo de pessoas para divulgar e prestigiar a ficção científica feita aqui, principalmente nesta data tão especial para nós que é o Dia da Ficção Científica Brasileira”, reforça Luciana.

“Contos do Amanhã” é uma realização da Bactéria Filmes, com coprodução da Druzina Content, e associação com o estúdio de pós-produção Forno FX. A distribuição é da Europa Filmes, em colaboração com Araçá Filmes e Cavideo, com financiamento do Fumproarte da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Porto Alegre.

Contos do Amanhã
Em cartaz nos cinemas a partir do dia 9 de dezembro de 2021
Aventura/Ficção Científica | 85 min

Ficha Técnica
Distribuidoras:Europa Filmes, em colaboração comAraçá Filmes e Cavideo | Empresas Produtoras: Bactéria Filmes e Druzina Content |  Produtora Associada: Forno FX | Produção: Daniela Israel | Produção Executiva: Daniela Israel, Pedro de Lima Marques, Davi de Oliveira Pinheiro e Luciana Druzina | Direção: Pedro de Lima Marques | Roteirista: Pedro de Lima Marques | Elenco: Bruno Barcelos (Jeferson), Duda Andreazza (Bia), Anderson Vieira (Jonathas), Fernanda Roggia (Luana), Bruno Krieger (Professor), Simone Telecchi (Mãe do Jeferson), Catharina Conte (Alice), Cláudia Barbot (Andrea), Daiane Oliveira (Michele), Douglas Carvalho (Observador), Edson Carteri (Interrogador) e Marcelo Herrera (Comentarista) | Direção de Fotografia: Pedro de Lima Marques | Direção de Arte: Cristy Figueiredo | Trilha Sonora Original: Renan Franzen | Músicos: Budapest Scoring Symphony Orchestra | Montagem: Alfredo Barros | Desenho de Som: Kiko Ferraz e Chrístian Vaisz. | Assistência de Produção Executiva: Lity Tavares, Amanda Ruano, Éder Rösner, Duda Feistauer e Gianlucca Coelho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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