Filme “Caros Camaradas” tem pré-estreia nacional no Guion Center
Filme sobre o Massacre de Novocherkassk, tragédia, abafada por décadas pela ditadura soviética e que veio a público e começou a ser investigada no início dos anos 1990.
Foi inscrito na competição no 77º Festival Internacional de Cinema de Veneza. Em Veneza, o filme ganhou o Prêmio Especial do Júri. O filme recebeu uma indicação ao Prêmio BAFTA de Melhor Filme em idioma não inglês e foi selecionado como representante russo para o Melhor Filme Internacional no OSCAR 2021, numa lista de quinze filmes.
SINOPSE
Novocherkassk, URSS, 1962. Lyudmila é uma executiva e devota do Partido Comunista, que lutou na Segunda Guerra Mundial pela ideologia de Stalin. Certa de que seu trabalho criará uma sociedade comunista, a mulher detesta qualquer sentimento antissoviético. Durante uma greve, Lyudmila testemunhou trabalhadores sendo baleados por ordem do governo, que busca encobrir greves trabalhistas em massa. Após o banho de sangue, quando os sobreviventes fogem da praça, Lyudmila percebe que sua filha desapareceu. Uma fenda aberta se abre em sua visão de mundo.
FESTIVAL DE VENEZA
VENCEDOR DO PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
CAROS CAMARADAS – Trabalhadores em Luta
Dear Comrades/ Dorogie Tovarishchi!
RÚSSIA I 121 min – Drama/Guerra – 14 anos
Direção e Produção: ANDREI KONCHALOVSKY
Roteiro: ANDREI KONCHALOVSKY & ELENA KISELEVA
Fotografia: ANDREY NAYDENOV
Montagem:KAROLINA MACIEJEWSKA & SERGEY TARASKIN
Elenco
JULIYA VYSOTSKAYA como Lyudmila ‘Lyuda’ Syomina
SERGEI ERLISH como pai de Lyuda
YULIYA BUROVA como Svetka, filha de Lyuda
VLADISLAV KOMAROV como Loginov
ANDREY GUSEV como Viktor
Biografia
Andrey Sergeyevich nasceu em Mikhalkov (nascido em 20 de agosto de 1937), Moscou, na Rússia em uma família aristocrática de Mikhalkovs.
Ele mudou seu nome para Andrei e usou o sobrenome do seu avô materno (Konchalovsky) para usar como seu nome artístico. Ele é irmão de Nikita Mikhalkov e filho de Sergei Mikhalkov.
Ele estudou por dez anos no Conservatório de Moscou, preparando-se para a carreira de pianista. Em 1960, entretanto, ele conheceu Andrei Tarkovsky e co-roteirizou seu filme Andrei Rublev (1966).
PRÉ-ESTREIA NACIONAL DIÁRIA: De 22/07 a 28/07
CAROS CAMARADAS – 121 min/ 14 ANOS
Guion Center 2 – 18h45