Filme gaúcho mostra que lixo pode ser um tesouro

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente de 2023, a CRVR – Riograndense de Valorização de Resíduos lançará o filme “Terra à vista: uma aventura pirata”, baseado numa peça de teatro infantil que é patrocinada pela empresa há anos. 

O média-metragem lúdico, produzido pela D. Marin Planejamento Cultural e pela Toar Produções (ambas de Santa Maria), trata da importância do consumo consciente e do descarte correto de lixo para a preservação ambiental. Além do filme, também foram produzidas dez videoaulas, que serão oferecidas à rede pública para contribuir com a educação ambiental nas salas de aulas.

Os irmãos Miguel, Manuela e Mateus precisam decidir se vendem ou não a casa de seus avós. Numa visita ao local, eles reencontram um velho mapa com o qual costumavam brincar na infância. Animados pelas lembranças, os três decidem então partir para uma última aventura, rumo à ilha do tesouro. Chegando lá, triste realidade: o lugar está cheio de lixo! 

A situação os coloca diante de desafios práticos sobre gestão de resíduos e reciclagem, transmitidas ao público de maneira didática e interativa. “A educação ambiental é um dos pilares da CRVR no que diz respeito à sustentabilidade. E, neste sentido, percebemos o impacto positivo do espetáculo Terra à Vista na conscientização ambiental das nossas crianças. As videoaulas possibilitam que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo e façam reflexões sobre a forma como lidamos com os nossos resíduos“, avalia Leomyr Girondi, diretor-presidente da CRVR. “Com inteligência e responsabilidade, o lixo pode ser um tesouro. Esse é o princípio da reciclagem”, complementa. 

A ideia da CRVR e seus parceiros de fazer o filme foi facilitar o acesso ao conteúdo dos estudantes da rede pública de ensino, não só de Rio Grande, mas de todo o país. O filme será disponibilizado gratuitamente no site da CRVR (crvr.com.br), onde estão disponíveis também jogos educativos sobre o tema.

“Terra à vista” é inspirado na peça teatral de mesmo nome, lançada em abril de 2015. O espetáculo, produzido também pela D. Marin, já percorreu inúmeros municípios gaúchos e foi apresentado para cerca de 40 mil crianças em escolas e ginásios do estado. 

Gravado em outubro de 2021, em Santa Maria, o filme tem no elenco Patricia Garcia, Ricardo Paim, Tiago Teles e Rafael Sieg, ator com participações em novelas seriados em grandes serviços de streaming. A direção é de Leonardo Roat. O projeto também conta com apoio de Finish Lab, Armazém Cultura e Entretenimento e Fundação Eny. A realização é do Ministério do Turismo, via Lei de Incentivo à Cultura. 

Fonte: Critério Resultado em Opinião Pública

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.