De 25 a 28 de outubro, os brasileiros terão a oportunidade de fazer uma imersão no universo cultural e empresarial do mundo que fala francês e, assim, desbravar novas fronteiras de oportunidades profissionais e de negócios no nosso país ou no exterior. Com programação totalmente on-line e gratuita, a primeira edição do Fórum das Oportunidades das Alianças Francesas terá representantes de expoentes da segunda maior economia da Europa e do Canadá que atuam no mercado brasileiro, como Chandon, Le Cordon Blue, Timac Agro, Verakis e o grupo LVMH – maior conglomerado de luxo do planeta -, além das agências governamentais de internacionalização econômica e de ensino Business France, Campus France e Bureau du Québec.

Divididos por temáticas, painéis, mesas redondas e seminários virtuais foram desenvolvidos especialmente para empresários, profissionais, estudantes e amantes da cultura francesa e terão a presença de experts e representantes das corporações parceiras do projeto.  A abertura será com o Debate de Ideias “O vinho no mundo das artes e da filosofia” (25/10). No dia seguinte (26/10), o público poderá saber como “Preparar sua estadia na França e desenvolver seu negócio” (Business France) e também e obter dicas sobre “Estudar e trabalhar no Québec” (Bureau du Québec). Um dos eventos mais aguardados do fórum é o workshop “Como preparar uma entrevista de recrutamento com o grupo LVMH?” (27/10). Na mesma data, o bate-papo sobre o universo da gastronomia terá como ponto de partida a pergunta: “Qual a receita para se tornar um chef na França e no Brasil?” (Le Cordon Blue, Ferrandi, Campus France e Centro Paula de Souza). O encerramento (28/10) irá oferecer uma Visita à Culturethèque (Institut Français), biblioteca virtual especializada nos recursos culturais da França, e um encontro com o tema “O francês, língua das oportunidades nas relações internacionais” (Campus France) no cenário global pós-Brexit.

Todas as atividades serão transmitidas por YouTube (https://www.youtube.com/aliancafrancesadeportoalegre) ou via plataforma Sympla. A programação completa está no site: www.foaf.com.br

PROGRAMAÇÃO FÓRUM DAS OPORTUNIDADES – on-line e gratuita

25/10, segunda-feira – ABERTURA
O vinho no mundo das artes e da filosofia”
Debate de Ideias, às 18h30min, transmissão pelo YouTube:  https://www.youtube.com/aliancafrancesadeportoalegre

Assim como a arte, o vinho acompanha a humanidade desde a antiguidade. Tal como o artista e suas obras, o enólogo tira do vinho sua inspiração. Entrelaçados há milênios, esses dois ingredientes são bases da cultura ocidental e continuam tecendo relações empíricas e redefinindo-as diariamente: exposições nos porões, residências artísticas e rótulos ilustram uma combinação tão fértil. Essas questões serão debatidas no painel que reúne especialistas no tema.

Júlio César Kunz/Arquivo pessoal

Convidados: Júlio César Kunz, engenheiro de alimentos e presidente da Associação Brasileira de Sommeliers no Rio Grande do Sul (ABS-RS), e Maria Amélia Duarte Flores, enóloga e especialista em Comunicação, Gestão e Marketing Turístico pela PUCRS.

Mediação: Juliana de Toledo Grazini dos Santos, doutora em Comunicação, Jornalismo Científico e Popularização Científica pela Universidade Paris 7 (Denis-Diderot) e diretora da Fundação Verakis – Mediação das Ciências dos Alimentos e da Alimentação.

26/10, terça-feira – PROFISSIONAIS
“Preparar sua estadia na França e desenvolver seu negócio” com Business France
Seminário on-line, às 17h, pela plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/workshop-business-france—forum-das-oportunidades-alianca-francesa__1377279

Em tempos de pandemia e instabilidade nos mercados, investir no exterior pode ser a saída para expandir os lucros de muitas empresas. Esse painel irá abordar questões importantes para investidores que pretendem implantar e desenvolver negócios na França. O encontro terá como convidada Andreia Carletti, coordenadora de projetos de investimentos da Business France –  a agência nacional de apoio à internacionalização da economia francesa, responsável por facilitar os investimentos estrangeiros no país.
Convidada: Andreia Carletti, coordenadora de projetos de investimentos na França da Business France.

“Estudar e trabalhar no Québec” com Le Bureau du Québec  Seminário on-line, às 18h30min, pelo YouTube: https://www.youtube.com/aliancafrancesadeportoalegre

A Província de Québec, no Canadá, oferece muitas oportunidades de emprego motivadores e desafiadores devido ao seu privilegiado desempenho econômico, vinculado ao declínio da força de trabalho causado, principalmente, pelo envelhecimento da população local. A região tem uma das menores taxas de desemprego do Canadá. O encontro virtual será apresentado pelo Bureau du Québec de São Paulo, escritório governamental canadense que tem como objetivo desenvolver as relações internacionais e promover as trocas nos setores da economia, incluindo o comércio, a inovação, cultura, educação, pesquisa e atração de talentos.
Convidada: Sarah Sanchez, conselheira em prospecção e promoção do Bureau du Québec.

Virginie Fernandez/ Arquivo pessoal

27/10, quarta-feira – EMPRESAS
“Como preparar uma entrevista de recrutamento com o grupo LVMH?
Workshop, às 16h, pela plataforma Sympla
Neste workshop a LVMH, o maior conglomerado de luxo do mundo, apresentará as diferentes estratégias para quem deseja estar apto para uma entrevista visando obter as melhores oportunidades para integrar as empresas que compõem o grupo. As dicas serão dadas pela diretora de Recursos Humanos para América Latina e África da holding, Virginie Fernandez. Dominar o idioma francês é um ponto positivo para os candidatos
Convidada: Virginie Fernandez, diretora de Recursos Humanos para América Latina e África da LVMH
Número de vagas: 30
Inscrições pelo site: https://foaf.com.br/empresas/como-preparar-uma-entrevista-de-recrutamento-com-lvmh/

“Qual a receita para se tornar um chef na França e no Brasil?”
Mesa redonda, às 18h30min , pelo YouTube: https://www.youtube.com/c/AliançaFrancesadeSãoPaulo
Internacionalmente reconhecida, a gastronomia francesa é uma referência mundial e, desde 2010, também é reconhecida como patrimônio imaterial pela UNESCO. Mas, afinal, qual a receita para a se tornar um chef na França e no Brasil? Esse será o ponto de partida de uma mesa redonda que vai reunir experts no assunto: Emmanuel Perier (gerente geral do departamento de programas internacionais da Ferrandi, uma das mais tradicionais escolas de gastronomia de Paris), Priscilla Rebouças (gerente comercial do Instituto de Artes Culinárias Le Cordon Bleu, de São Paulo), Bruna Fiori (coordenadora de projetos do Centro Paula Souza, de São Paulo), Suzana Tomei Toniatto (gerente de ensino da Aliança Francesa de São Paulo) e Thaís Cardim (porta-voz do Campus France).

Convidados: Bruna Fiori, coordenadora de projetos do eixo tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Centro Paula de Souza (São Paulo); Emmanuel Perier, head manager of International Programs Department of Ferrandi (Paris); Priscilla Rebouças, gerente comercial do Le Cordon Bleu de São Paulo; Suzana Tomei Toniatto, gerente de ensino da Aliança Francesa de São Paulo; e Thaís Cardim, porta-voz do Campus France.

Mediação: Juliana de Toledo Grazini dos Santos, doutora em Comunicação, Jornalismo Científico e Popularização Científica pela Universidade Paris 7 (Denis-Diderot) e diretora da Fundação Verakis – Mediação das Ciências dos Alimentos e da Alimentação.

28/10, quinta-feira – GERAL
“Visita à Culturethèque”
Painel, às 17h, pelo YouTube: https://www.youtube.com/aliancafrancesadeportoalegre
A Culturetheque (www.culturetheque.com ) é a biblioteca virtual das Alianças Francesas, especializada nos recursos culturais da França para as redes de Alianças Francesas e Institut Français. Durante a visita, será apresentado o material indispensável (revistas, livros, podcasts e etc) para cada empresa ou profissional que pretende investir no mercado francês.
Convidada: Clémence Mirat, reponsável pelo projeto Culturethèque – Institut Français (Paris).

“O francês, língua das oportunidades nas relações internacionais”
Mesa redonda, às 18h30min, pelo YouTube:  https://www.youtube.com/aliancafrancesadeportoalegre
Em um mundo pós-Brexit, a língua francesa está ampliando sua força no cenário internacional e, sobretudo, em órgão diplomáticos. Cada vez mais, brasileiros estudam Relações Internacionais em universidades francesas e retornam ao Brasil com novas oportunidades profissionais. Essa mesa redonda irá reunir Alexandre Holle (diretor adjunto da Câmara de Comércio de Paris – Île de France), Mariana Isagawa (coordenadora de comunicação e promoção do Campus France Brasil) e Lara Del Arco (formada em Relações Internacionais pela PUC-SP e em governança de grandes metrópoles pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris).

Convidados: Alexandre Holle, diretor adjunto da Câmara de Comércio de Paris – Île de France; Mariana Isagawa, coordenadora de comunicação e promoção do Campus France Brasil; e Lara Del Arco (formada em Relações Internacionais pela PUC-SP e em governança de grandes metrópoles pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris).

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.