Jornal da Capital

Noticias/informações gerais sobre Porto Alegre

Há cinquenta anos, em 28 de junho de 1969, um conflito violento entre a polícia e frequentadores de um bar gay em Nova York entrou para história como o episódio que ficou conhecido como a Revolta de Stonewall, considerada o marco zero do movimento de liberação gay e o momento em que o ativismo pelos direitos LGBT ganhou o debate público e as ruas. Não por acaso, o fotógrafo Fagner Damasceno escolheu a data para apresentar do seu novo projeto, Fragile, uma exposição aberta ao público nos dias 28 e 29 de junho na BRONZERESIDÊNCIA.

Para celebrar meio século  deste marco do movimento do Orgulho Gay, Damasceno se uniu a um time de artistas locais para explorar, através de diferentes linguagens, histórias e repertórios que reforçam a urgência do tema ainda nos dias de hoje.

A exposição fotográfica Fragile é uma realização em parceria com a marca Esenco com produção de moda de Patricia Pontalti e participação dos modelos Kinuany (JOY), Patrick Rigon, Fernanda Brito (JOY) e a performer Agni em imagens que invocam a compreensão sobre a fragilidade e a dualidade humana como força e potencialidade genuína, combustível para promover transformações importantes no cenário cultural e social a partir do combate ao preconceito.

O argumento também é o ponto de partida do documentário de mesmo título com direção de Diogo Santoro, Fernando Menna Barreto, Damasceno e trilha sonora original de Pedro Moser, da banda Marmota Jazz. A produtora LORA, curadoria de cinema independente, é responsável pela projeção do curta que descortina o relacionamento dos seus personagens com a sociedade e as suas individualidades.

O projeto conta também com uma instalação da artista Renata Selister e performances ao vivo de Agni e Lucas Saccon. Na noite de abertura, Fran Piovesan apresenta o seu DJ set e o Josephynas comanda o bar de drinks.

Exposição Fragile
BRONZERESIDÊNCIA (Rua Duque de Caxias 444, Centro)
Dia 28/06 (sexta-feira), das 17h às 22h
Dia 29/06 (sábado), das 16h às 20h
Entrada franca

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.