edição do FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre), maior festival do gênero da América Latina acontece de 2 a 5 de julho na Cinemateca Capitólio Petrobras e outros espaços da cidade. O evento reúne mais de 50 convidados de todo o país. Palestras, debates, workshops, rodadas de negócios, concursos de roteiro e curtas fazem parte da atração. Entre os destaques deste ano estão a roteirista carioca Antonia Pellegrino, do documentário “Primavera das Mulheres” e George Moura, escritor das minisséries televisivas “Amores Roubados” e “Onde Nascem Os Fortes”. Também participam a cubana Xenia Rivery (“El Chata”), chefe da cátedra de roteiro da escola da Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de Los Baños (EICTV), e Zé Brandão, da premiada animação nacional “Irmão do Jorel”. Na abertura será exibida a pré-estreia do longa “Ilha” (2018), de Ary Rosa e Glenda Nicácio, vencedor dos prêmios de melhor roteiro e ator (Aldri Anunciação) no Festival de Brasilia. A sessão comentada do documentário inédito “Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar” (2019), de Marcelo Gomes, encerra o festival. Com direção de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller, o FRAPA é uma realização da Coelho Voador e Epifania Filmes. A arte é assinada pelo designer Leo Lage. 
Outros nomes confirmados para esta edição incluem Antonio Prata (“Sob Pressão”), Renata Martins (“Malhação – Viva a Diferença”), Felipe Braga (“Marighella”), Carolina Kotscho (“2 Filhos de Francisco”), Rita Moraes (“Samantha!”) e Bráulio Mantovani (“Cidade de Deus”), entre outros nomes prestigiados do audiovisual brasileiro. As rodadas de negócios trazem representantes de empresas como Netflix, Fox, Amazon Prime Video, O2 Filmes, RT Features, Globo Filmes e Conspiração Filmes. A mostra internacional de curtas traz 12 títulos, escolhidos entre mais de 180 filmes, e inclui premiações ligadas ao roteiro como ‘melhor personagem’ e ‘melhor final’. “É muito bonito ver um festival que valoriza o roteiro consolidado como ponto de encontro da indústria audiovisual”, acredita Leo Garcia. “Esse será o maior FRAPA da história e se pararmos pra refletir que estamos em 2019, isso diz muito sobre resistência”, promete. Uma das novidades é a realização do 1º FRAPA[LAB], laboratório de roteiros que acontecerá durante o festival com o apoio do Projeto Paradiso, iniciativa paulista de apoio ao audiovisual brasileira. Nesta atividade os vencedores do concurso de roteiro de longa terão assessoria com os consultores Aleksei Abib (“Elena”) e Xenia Rivery. O longo caminho do papel à tela, roteiro e política, representatividade trans e grandes personagens mulheres são alguns dos temas dos debates deste ano. No primeiro dia do FRAPA será lançado edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-RS) em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
Xenia Rivery – credito/Divulgação

São aguardados mais de 300 encontros nas Rodadas de Negócios durante os quatro dias de festival, e atividades simultâneas em três salas, na Cinemateca e no campus I da Faculdade Senac Porto Alegre. Depois dos 230 inscritos em 2018, com pacotes esgotados um mês antes do início do evento, em 2019 superamos as expectativas com 290 pacotes vendidos e inscrições encerradas três meses antes da data do festival“, explica Mariana Mêmis MüllerPor sua vez, o concurso de roteiros de longas-metragens e piloto de série recebeu o número recorde de mais de 390 trabalhos inscritos. De forma ininterrupta, o FRAPA acontece desde 2013 e já trouxe à Porto Alegre nomes como James V. Hart (“Drácula de Bram Stoker”), Pablo Stoll (“Whisky”), Lucas Paraizo (“Gabriel e a Montanha”), Vera Egito (“Elis”), Juliana Rojas (“As Boas Maneiras”), Julia Murat (“Pendular”) e Luiz Bolognesi (“Bingo, o Rei das Manhãs”), entre outros.

Programação completa FRAPA 2019 – https://frapa.art.br/programacao

 

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